Pular para o conteúdo principal

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação.

Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades.

Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição.

Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pelo Adriano Higino, assessor de governança e braço direito do Reitor. Adriano foi designado responsável pela comissão que elaborou o relatório apresentado ao CUNI.

Por incrível que pareça, nesse relatório, a FUNDECC é superavitária e não há nenhuma descrição dos supostos casos de desvio de dinheiro.

Vejamos algumas frases que o Reitor disse sobre a FUNDECC:
  1. “O buraco é cada vez mais fundo, então existe uma possibilidade de que a FUNDECC, ela não se sustente”
  2. “e que levaram a fundação praticamente à bancarrota”
  3. “do ponto de vista do prejuízo financeiro muito grande e com indícios de irregularidades que atingem aí a integridade, a honestidade e o interesse público”
Ora, segundo o relatório elaborado por uma comissão presidida por Adriano Higino, a FUNDECC é superavitária. Não existe nesse relatório buraco cada vez mais fundo, não existe essa história de bancarrota e de prejuízo financeiro muito grande.

Confrontando as informações do Relatório do Adriano e das falas do Reitor podemos levantar 4 hipóteses:
  1. O Reitor recebeu informações incorretas sobre a situação financeira da FUNDECC;
  2. O Reitor inventou essa informação com algum interesse não republicano;
  3. O Adriano incluiu (talvez por equívoco) dados e informações incorretas no relatório;
  4. Em menos de 3 meses a equipe de gestão do Reitor levou a FUNDECC da Bancarrota ao superávit.
Infelizmente eu não tive acesso a dados que me permitam concluir se o Reitor ou o Adriano estão corretos. Por esse motivo me limito a levantar essas 4 hipóteses.

Link para o vídeo com as falas do reitor: https://youtu.be/nrd7cm3k7F0

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...