Pular para o conteúdo principal

PROGRAMA GRATUITO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓCIO TEM MATRICULAS ABERTAS EM MINAS


Com atividades no contraturno escolar, iniciativa é opção para pais e mães que não têm com quem deixar suas crianças fora do horário de escola. Vagas estão disponíveis em unidades do Sesc de 10 cidades mineiras

Focado na rotina de trabalhadores e trabalhadoras que não têm com quem deixar as crianças antes ou após o horário de escola, o Criar Sesc oferece acompanhamento pedagógico e recreativo, com quatro horas diárias de atividades educativas e prazerosas no contraturno das aulas, sob a devida supervisão profissional.

O projeto está com matrículas abertas para 2024 em unidades do Sesc de 10 cidades mineiras: Almenara, Juiz de Fora, Lavras, Paracatu, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia.

Inscrições
Para 2024, todas as vagas do Criar Sesc serão gratuitas, via Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), e destinadas preferencialmente aos dependentes de profissionais do comércio de bens, serviços e turismo com renda bruta familiar de até 3 salários mínimos.

Para concorrer às vagas é preciso fazer a pré-inscrição entre os dias 23/10 e 06/11 no site https://mais.sescmg.com.br/criar, ou presencialmente, nas respectivas unidades. Em seguida, acontece a avaliação do perfil socioeconômico e posterior aprovação para matrícula, conforme edital disponível em https://sescmg.com.br/sesc-minas.

Podem ser inscritas crianças entre cinco (ou que vão completar essa idade até o dia 31 de março de 2024) e 11 anos e 11 meses, devidamente matriculadas na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) na rede pública de ensino (ou bolsistas 100% em escolas particulares). Após a matrícula, são entregues um lanche e uma camisa do programa.

As vagas são limitadas, de acordo com a estrutura de cada unidade, e há turmas disponíveis nos turnos da manhã e da tarde.

Como é o Criar Sesc
Quando está no Criar Sesc, cada criança tem um momento de convívio com outras, possibilidade de realizar as tarefas escolares com o devido acompanhamento e ainda ampliar o conhecimento adquirido na escola por meio de atividades lúdicas e prazerosas. As rotinas incluem: desenvolvimento de projetos ligados ao meio ambiente, feiras de ciências e outras iniciativas que promovam o envolvimento com temas educacionais importantes.

Essas atividades são alguns dos resultados do trabalho de profissionais envolvidos com o Criar Sesc, que dividem as rotinas dos alunos e das alunas em três eixos:

● Pedagógico - Focado no suporte da realização das tarefas escolares e na criação do hábito de estudar. Inclui oficinas literárias e de raciocínio lógico, facilitando o aprendizado nessas áreas.

● Experimentações - Voltado para práticas experimentais, considerando os princípios da cultura maker, na qual a criança aprende colocando a “mão na massa”. Para isso, o Criar Sesc conta com um espaço lúdico e devidamente equipado para a realização de diversos experimentos criativos.

● Expressões Artísticas - Visa à realização de atividades que desenvolvam aspectos físicos, cognitivos e sensoriais, por meio de práticas motoras, oficinas musicais, brincadeiras e jogos. Uma forma de trabalhar criatividade, sensibilidade, ritmo, concentração e memória.

“O Criar Sesc é um grande apoio para os trabalhadores e as trabalhadoras, além de ser fundamental na missão do Sesc em Minas de promover a qualidade de vida para a população. O programa foi aprimorado nos últimos anos e em 2024 vai oferecer ainda mais desenvolvimento humano para as crianças, por meio do acompanhamento de instrutores capacitados para atender às suas demandas pedagógicas e proporcionar seu avanço também no contexto social”, explica Elen de Paula, coordenadora de Educação e Atendimento Psicossocial do Sesc em Minas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...