Pular para o conteúdo principal

SEMINÁRIO REÚNE AGENTES PÚBLICOS DE CIDADES COM TARIFA ZERO


O seminário acontece nos dias 27 e 28 de outubro no auditório da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) – campus Varginha, promovido pelo Movimento de Trabalhadores Usuários do Transporte Público (MT U TP).

Prefeitos, vereadores, diretores de autarquias, secretários de segurança, desenvolvimento, gerentes de empresas públicas – além de empresários e estudantes participam de um seminário de dois dias sobre mobilidade urbana e implantação de Tarifa Zero nos coletivos.

Presencialmente, cerca de dez cidades de MG, Rio e SP com seus representantes – prefeitos, vereadores, assessores e secretários - estarão expondo a maneira como cada uma delas, levou para a população, transporte gratuito - enquanto esperam pela PEC 25: Flávio Moreira, diretor da SEDECO de Ibirité; prefeito Antônio Augusto e o secretário de Obras e Serviços Ademir Resende de São Joaquim de Bicas; Geraldo Junior, chefe de Gabinete do prefeito de Lagoa da Prata Di Gianne Professor, assim como Marconi Rodrigues, chefe de Gabinete, juntamente com o prefeito Alisson Assis, de Campo Belo.

De Paranaguá, a secretária municipal de desenvolvimento Cristianara Foulkenig, se dispôs também a falar por vídeo conferência como está sendo gerenciado o sistema de transporte coletivo gratuito naquela cidade.

Uma entrevista com o engenheiro e ex-professor da USP – hoje aposentado – Lucio Greggori, a pessoa que vislumbrou a possibilidade de que esse sistema podia funcionar. Gregori foi integrante do Governo Erundina, na Secretaria de Planejamento, e hoje a PEC 25 com a implantação do SUM – Sistema Único de Mobilidade – tem diretamente a ver com a criação dessa sua proposição, de 1990, a nível nacional. Diretamente de São Paulo, por vídeo conferencia ele explica o projeto.

De São Paulo, o prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, vem a Varginha – sem trocadilho – dizer como a cidade está funcionando depois da circulação dos ônibus sem catracas na cidade.

De Curitiba o presidente da Comissão de transportes vereador Herivelto Oliveira e a integrante da comissão, Geórgia Prates, darão uma entrevista exclusiva para os presentes no auditório da UNIFAL-MG com informações sobre como estão as tratativas para análise do PL que cria a Tarifa Zero na capital paranaense, orçado inicialmente em R$ 84 milhões mensal.

De Maricá/RJ – considerada como exemplo deste trabalho – o gerente da empresa de transporte público daquele município, Celso Haddad, vem a Varginha mostrar como a cidade fluminense está funcionando com o sistema público de transporte.

Ainda está sendo aguardada a confirmação de algumas prefeituras que estão avaliando as agendas: Ouro Branco, Arcos, Muzambinho e São Lourenço.

Comentários

marçal disse…
Estaremos lá no campus da UNIFAL - Varginha. Tema muito mportante.

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...