Pular para o conteúdo principal

MEDALHISTAS DOS JIFs SÃO HOMENAGEADOS NA REITORIA


O reitor Cleber Ávila Barbosa recebeu os medalhistas dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) para uma homenagem pelo desempenho deles na etapa nacional. O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) teve um resultado inédito, com medalhas para todos os 35 participantes, nas modalidades futsal masculino, vôlei feminino, handebol masculino, judô masculino em judô feminino.

No início da cerimônia, foi apresentado um vídeo da medalhista de ouro no karatê nos Jogos Panamericanos e ex-aluna do Campus Pouso Alegre, que parabenizou os jogadores e falou da sua trajetória no IFSULDEMINAS e do apoio recebido do instituto.

O reitor iniciou sua fala parabenizando os jogadores e cumprimentando a equipe da pró-reitoria de Extensão (PROEX), os coordenadores de esportes nos campi e os treinadores. Ele destacou que o Esporte sempre foi visto como prioridade e com o potencial que merece pela instituição. “É um resultado que nos enche de orgulho, porque é fruto de um trabalho contínuo, integrado com as unidades, com os coordenadores de esportes, os professores. É acreditar no potencial dos nossos alunos; quando nós acreditamos e fomentamos o esporte, nossa instituição tem plenas condições de avançar e conquistar campeonatos, ações de âmbito nacional”, ressaltou.

Em sua fala, a pró-reitora de Extensão, Elisângela Silva, disse que sua participação nos JIFs foi sua melhor semana no ano. Ela lembrou de tudo que eles superaram para chegar aonde chegaram. “Eu sei que vocês poderiam ter escolhido estar em outro lugar, escolhido fazer outras coisas, mas estavam lá treinando, às vezes na hora do almoço, nos horários mais diversos, mas estavam lá treinando, enquanto os colegas estavam fazendo outras coisas, talvez nas redes sociais, e vocês lá treinando, praticando um esporte”.

O diretor-geral do Campus Pouso Alegre, Alexandre Fieno, lembrou que a participação dos alunos, com todas as questões orçamentárias, é um investimento e nunca um gasto. “A gente ganha com isso, vocês são referência não somente no esporte mas em toda parte educacional, tudo que vocês fazem, vocês fazem muito bem feito e não é só aqui, vocês são referência nacional”, dirigiu-se aos estudantes participantes.

O professor Pedro Luiz Carvalho, diretor de Extensão do Campus Machado, representando a diretora Aline Manke Nachtigall, lembrou os estudantes que eles inspiram outros jovens, outras pessoas. “Vocês estão no caminho certo, educação e esporte são fundamentais na geração de hoje. Eu não conhceço todos vocês, mas se vocês praticam esportes, treinam em horários adversos, além de estudar, tenho certeza de que são ótimos alunos, devem ter boas notas”, o que arrancou risadas dos estudantes presentes. A fala dele foi corroborada pelo professor Ricardo Avelino que disse ser estatisticamente comprovado que, devido à disciplina e ao empenho que o esporte exige, o desempenho acadêmico de atletas é maior que a média dos estudantes.

Encerrando as falas, o coordenador-geral de Esportes, Carlos Henrique Paulino, comentou: “Na Região Sudeste, hoje, nas modalidades coletivas, o IFSULDEMINAS é o segundo instituto em números de classificação; no nacional, nós estamos entre os cinco melhores do país, em índice de classificação. Esse resultado é a semente do esporte plantada em vocês. Só jogar é uma coisa, só estudar é outra, só viver para os prazeres é outra, mas saber determinar e organizar uma vida para poder ir bem na escola, ir bem no esporte, ir bem nos relacionamentos com a família, com os amigos e conseguir chegar lá na final, com disciplina e com esses resultados alcançados - esse é o nosso orgulho”.

Na sequência, os jogadores receberam um certificado de participação e um brinde. Na visita deles estava planejado um almoço no Campus Pouso Alegre e outras atividades recreativas.

Também estiveram presentes na cerimônia os coordenadores de esporte dos campi, professores Fabiano Fernandes da Silva, Gustavo Rodrigues, Alexandre Magno Alves, Bruno Ferreira Alves e Ricardo Avelino, o pró-reitor Honório José de Moraes Neto, os diretores Luis Adriano Batista, Jacssane do Couto Andrade, Marcia Rodrigues Machado, Michelle da Silva Marques e Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...