Pular para o conteúdo principal

TIRADENTES SE PREPARA A 5ª EDIÇÃO DO NATAL DA MINEIRIDADE

Evento pretende encantar moradores e turistas com decoração feita por artesãos tiradentinos

A cidade mineira que foi recentemente eleita como um dos melhores destinos turísticos do mundo pelo ranking Traveller’s Choice Best of the Best 2023, do TripAdvisor, se prepara para entrar no clima natalino. Tiradentes anuncia a quinta edição do Natal da Mineiridade Tiradentes, evento que envolve os principais pontos turísticos do município em atividades lúdicas.

A cidade é a primeira de Minas Gerais a festejar o Natal. Para tal, Tiradentes terá uma programação diversificada com cantatas de natal, concertos, gastronomia típica, cortejos natalinos, coreto musical e casa do Papai Noel entre os dias 01 de novembro de 2023 e 06 de janeiro de 2024. As maravilhosas cenas natalinas com fundo musical não ficam de fora e estampam a fachada da Capela Bom Jesus da Pobreza, no Largo das Forras.

“Tudo isso com uma pitada de mineiridade. As janelas de Tiradentes se abrem para a cultura todos os dias, porque Tiradentes é berço histórico-cultural de Minas Gerais. Nossa história está diretamente atrelada com o crescimento do estado e no Natal não seria diferente, união e força conjunta para que seja possível fazer acontecer”, ressalta o executivo da Luth Produções, Luíz César Costa.

A cada ano o Natal de Tiradentes vem crescendo e demonstrando como é importante este trabalho coletivo, trabalho este que parte especialmente das mãos de quem vive ou convive pelas ruas de Tiradentes. Isso porque neste ano, a produção do evento decidiu priorizar ainda mais os artistas, artesãos e trabalhadores locais para desenvolver todo o projeto e trazer magia ao Natal.

“O povo daqui nasce com a mão na massa, quase que literalmente. Então utilizamos deste talento e vontade de criar para colocarmos na prática um pedacinho de Tiradentes dentro do evento. Afinal, um lugar não tem identidade melhor do que seu próprio povo e temos certeza que desta forma será possível transcrever a própria cidade como protagonista desta história”, complementa Elizabeth Cruz, produtora do evento.

E este trabalho coletivo entre o evento e Tiradentes não para por aí. Além da apropriação dos espaços turísticos e valorização das pessoas, o Natal Tiradentes ainda criou uma parceria com o centro de educação municipal, para que as crianças possam ser personagens de narrativas especiais e confecção de guirlandas.

Outro personagem emblemático que também encanta os turistas é a Maria Fumaça. Um dos atrativos mais procurados na região terá viagens noturnas durante o período. O trajeto liga à cidade de São João Del-Rei, num passeio de cerca de 45 minutos pelos vales da Serra de São José.

“A comunidade já está muito envolvida e ansiosa para chegada do Natal, o Tiradentino é bem tradicional quanto a hospitalidade mineira e se organiza para acolher a todos de uma forma cativante. Quando chegamos nesta época do ano, que traz consigo um pouco mais de fraternidade, aí é que o ‘trem’ fica ainda mais carismático. Fica o convite para todos desfrutarem de Tiradentes, de seus atrativos e da magia do natal”, convida Luís César.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...