Pular para o conteúdo principal

EPAMIG INICIA VENDA DE CARPAS COLORIDAS PARA PSICULTURA ORNAMENTAL

Alevinos estão sendo comercializados no Campo Experimental de Leopoldina para fomentar cadeia produtiva em Minas Gerais

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) iniciou a comercialização de um lote de 10.000 alevinos de carpas coloridas (Cyprinus carpio), que podem ser adquiridos no Campo Experimental de Leopoldina, na Zona da Mata mineira. Os alevinos apresentam tamanhos de 3 a 7 cm, e os valores variam de R$1,00 a R$1,50 por peixe, a depender da quantidade comprada. O objetivo é atender às demandas de produtores e fomentar a piscicultura ornamental na Zona da Mata Mineira e demais regiões do estado.

As matrizes reprodutoras, que geraram os alevinos, vieram de um criadouro localizado no município de Cachoeiras de Macacu (RJ), que é referência na produção de carpas coloridas. “São peixes com alta qualidade genética, que apresentam formatos padronizados de cabeça, corpo e nadadeiras, dentre outras características procuradas por criadores”, destaca o pesquisador da EPAMIG, Alexmiliano Vogel. “Além disso, possuem alta resistência, o que diminui o índice de mortalidade durante os deslocamentos dos viveiros até os aquários onde os peixes viverão”, completa Alexmiliano.

Atividade auxilia na retenção de jovens no meio rural
As demandas de produtores aumentaram nos últimos anos, pois a cadeia de piscicultura ornamental tem crescido consideravelmente na região do entorno de Muriaé (MG), que já é considerada um polo produtor. “A intenção é produzirmos tecnologias que possam solucionar os gargalos de produtores da região e também criarmos alevinos que vão fomentar o mercado. Nossa meta é contribuir com o desenvolvimento dessa atividade, que tem se mostrado bastante rentável para pequenos agricultores”, ressalta o pesquisador, e coordenador de difusão de tecnologias da EPAMIG, Fábio Tancredi.

Os pesquisadores explicam que a atividade é uma alternativa de renda para produtores que procuram diversificar suas produções. “A piscicultura ornamental pode ser introduzida em propriedades onde já são trabalhadas outras culturas, pois o produtor não precisa de muito espaço. Ele pode começar com viveiros e tanques pequenos, de 100 a 200 m2, que não carecem de um manejo muito difícil ou custoso”, detalha Alexmiliano Vogel. Ele comenta que a cultura tem atraído jovens produtores, o que auxilia na retenção dos mesmos no meio rural, pois muitos permanecem nas propriedades de suas famílias para cuidar das criações de peixes.

Interessados em adquirir alevinos de carpa colorida devem entrar em contato com o Campo Experimental da EPAMIG em Leopoldina (MG) por meio dos telefones (32) 9 9922-3289, (31) 3891-2646 e (31) 3899-5223, ou pelo e-mail celp@epamig.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...