Pular para o conteúdo principal

EXTREMA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO CONTRA PARCELAMENTO IRREGULAR DO SOLO NO MUNICÍPIO

O Bairro Furnas, na zona rural, foi alvo de ação para reprimir a atividade de criminosos que realizavam a venda de lotes irregulares

Uma verdadeira força tarefa foi montada para coibir a ação de criminosos que realizam parcelamento irregular do solo, prática ilegal de dividir terrenos em lotes menores sem a aprovação da Prefeitura de Extrema e demais trâmites necessários, com o objetivo de vendê-los. Desse modo, a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo uniu forças com a Polícia Ambiental, Polícia Militar, Polícia Civil, setor jurídico e o Ministério Público para localizar os terrenos e punir os responsáveis pelas vendas ilícitas.

No último dia 14, a equipe integrada realizou uma importante ação no Bairro Furnas, na zona rural de Extrema, onde foi localizada, por meio de denúncia, área de parcelamento irregular de solo. No local, foram identificadas construções, mata queimada e a presença de cercas para delimitar o terreno. A região trata-se ainda de Área de Preservação Permanente (APP), com a existência de Mata Atlântica nativa e curso d’água, de modo que também não é permitido qualquer tipo de degradação.

Fiscalização
Segundo a legislação vigente, o crime resulta em consequências tanto para quem vende quanto para quem compra (muitas vezes sem conhecimento da ilegalidade da prática), bem como para o meio ambiente e população geral. A denúncia é extremamente importante e possibilita a visita da equipe ao local a fim de averiguar a possível irregularidade.

No primeiro momento, os fiscais realizam a coleta de dados, como fotos, coordenadas e demais informações para a montagem de um relatório, posteriormente enviado ao setor jurídico. Depois, é feita a busca pela documentação do lote e contato com os supostos proprietários. Se encontrada fraude, é determinado o embargo, a realização de uma nova fiscalização e acompanhamento do caso.

Denúncias e consultas sobre lotes
A Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo reforça que a população sempre entre e contato com a Prefeitura antes de efetuar a compra de um terreno, principalmente se o valor estiver muito abaixo do mercado. Para isso, basta apenas comparecer à sede da secretaria, localizada na Rua Pau Brasil, 245, na Vila Rica (Garagem/Almoxarifado), às segundas, quartas e sextas, das 13h às 17h, com as informações do lote em mãos.

As denúncias podem ser feitas de maneira presencial às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h; pelo telefone (35) 3435-5322 (WhatsApp), das 8h às 12h e das 13h às 17h; ou via eOuve (https://eouve.com.br/#/), de maneira anônima.

Lei Federal
Diferente do que muitos imaginam, ser dono de um terreno não dá aval para lotear o solo sem autorização do órgão público competente e em desacordo com as disposições da Lei Federal 6.766/79. Quem pratica este tipo de ação comete crime contra Administração Pública, sob pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa de 5 a 50 vezes o salário mínimo vigente.

Confira a Lei Federal 6.766/79 na íntegra:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6766.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...