Pular para o conteúdo principal

PrEP: ESTRATÉGIA PROMISSORA DE PREVENÇÃO DO HIV CHEGA A POUSO ALEGRE


A Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre, no Sul de Minas, informa que a PrEP (profilaxia pré-exposição para prevenção do HIV) chegou em Pouso Alegre. Esta é uma terapia que consiste no uso regular de dois medicamentos antivirais – tenofovir e entricitabina – para impedir a contaminação em caso de exposição ao vírus HIV. Atualmente, mais de 100 mil brasileiros utilizam desse método.

Após 40 anos da epidemia de HIV - período em que mais de 40 milhões de pessoas faleceram devido a doença provocada pelo vírus – e diversos métodos e estudos para desenvolver procedimentos eficazes para reduzir o risco de contaminação e auxiliar no tratamento, foi produzido a PrEP, que segundo o Instituto Butantan, reduziu em 11,1% o número de infecções no Brasil, passando de 46 mil para 40,8 mil de casos anuais.

Tratamento
Quem deseja utilizar o procedimento deve ir até Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) na R. Afonso Pena, 278 - Santa Cruz em Pouso Alegre para realizar exames, desta forma poderá ter encaminhamento para se consultar com o médico e se for necessário o uso, o indivíduo contará com o acompanhamento da equipe do CTA, retirando os medicamentos, realizando a testagem regular e demais exames de check-up.

Uma das formas de se prevenir do HIV é a PrEP, a Profilaxia Pré-Exposição. Ela consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Ressaltamos que o tratamento não substitui o uso de preservativos para proteção das demais ISTs, realizando, desta maneira, a prevenção combinada.

Segundo o Ministério da Saúde, o método é sob demanda e indicado para pessoas que tenham habitualmente relação sexual com frequência menor do que duas vezes por semana e consigam planejar quando a relação sexual irá ocorrer. Segundo evidências científicas a eficácia da medicação é somente para a seguinte população:

- Homens cisgêneros heterossexuais;

- Bissexuais;

- Gays e outros homens cisgêneros que fazem sexo com homens (HSH);

- Pessoas não binárias designadas como do sexo masculino ao nascer;

- Quem se relaciona com uma pessoa eu possui HIV - casais sorodiferentes – e que desejam ter relações sem utilizar camisinha. O parceiro HIV-negativo tem autonomia para decidir se tomará a PrEP ou se usará como método de prevenção a indetectabilidade do parceiro;

- Travestis e mulheres transexuais – que não estejam em uso de hormônios à base de estradiol.

A PrEP é indicada para qualquer pessoa que esteja em situação de vulnerabilidade ao HIV, podendo utilizar a medicação os seguintes indivíduos:

- Frequentemente deixa de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais);

- Faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV);

- Apresenta histórico de episódios de Infecções Sexualmente Transmissíveis;

- Contextos de relações sexuais em troca de dinheiro, objetos de valor, drogas, moradia, etc.

- Chemsex: prática sexual sob a influência de drogas psicoativas (metanfetaminas, Gama-hidroxibutirato (GHB), MDMA, cocaína, poppers) com a finalidade de melhorar e facilitar as experiências sexuais.

É importante ressaltar que o procedimento só terá efeito se for utilizado conforme a orientação de um profissional da saúde, caso não aconteça dessa forma, pode não conter concentração da medicação o suficiente na corrente sanguínea para bloquear o vírus no indivíduo.

Pacientes de cidades vizinhas ou que se consultam com um médico infectologista particular podem ir até o CTA com os exames e receitas para transferir e se cadastrar no setor, continuando o acompanhamento e retirando a medicação necessária conforme as diretrizes do Programa de prevenção a IST/ HIV/ AIDS.

Centro de Testagem e Acolhimento
O Centro de Testagem e Acolhimento, mais conhecido como CTA conta com uma equipe capacitada de multiprofissionais, realizando serviços odontológicos e psicológicos, de enfermagem, farmacêuticos que orientam sobre as medicações que serão utilizadas por cada pessoa e a equipe médica para os usuários dos serviços desse importante setor da saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...