Pular para o conteúdo principal

CIM DA UNIFAL-MG PASSA A INTEGRAR PROGRAMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO SUS

Primeira reunião da equipe do CIM em 2024

O Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) fará parte do Programa Nacional de Vigilância em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024. A ação é uma parceria com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS), o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (Dex/UnB), o Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). Essa parceria iniciou em fevereiro deste ano e terá duração de 12 meses.

Atuando desde 2015 na função de ordenar, avaliar, recuperar e difundir a informação produzida sobre medicamentos e decisão terapêutica, o CIM/UNIFAL-MG pretende garantir à comunidade acadêmica e externa informações de qualidade sobre medicamentos e saúde.

“Espera-se, neste projeto, promover o uso racional de medicamentos (URM) por meio de informação técnico-científica objetiva, atualizada, devidamente processada e avaliada, assim como criar um serviço permanente de informação sobre medicamentos”, afirmou a professora Luciene Alves Moreira Marques, que é docente no curso de Farmácia, chefe da Farmácia Universitária e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica da UNIFAL-MG.

Intensificar a divulgação e ação do projeto nas unidades de saúde no município de Alfenas e aos profissionais da área da saúde, bem como a elaboração de artigos científicos relatando as experiências e avanços do centro, também são objetivos do CIM/UNIFAL-MG.

As atividades do CIM são em sua maioria desenvolvidas em home-office. Cada integrante produz o material com recursos próprios. Conforme explicado pelo grupo, semanalmente, são discutidas novas estratégias e atividades a ser realizadas pelo CIM, por meio de reuniões virtuais ou presenciais.

Segundo a docente, a integração do CIM no Programa Nacional de Vigilância em Saúde é de extrema importância tanto para a comunidade acadêmica como externa. “Em tempos de fake news e notícias postadas sem qualquer critério, o CIM se torna primordial por ser um meio de divulgação confiável”, afirmou.

Na oportunidade, a docente explicou que a diversidade dos novos conhecimentos sobre medicamentos gera um volume de mais de dois milhões de publicações biomédicas anuais, resultando em uma vasta literatura médica e farmacêutica. “Diante de inúmeras informações, deparamos com um problema complexo de comunicação da informação recente sobre medicamentos e seu uso pelos profissionais de saúde”.

“Para atender a essa necessidade surgem os Centros de Informação sobre Medicamentos (CIM) com a função de ordenar, avaliar, recuperar e difundir a informação que é produzida sobre medicamentos e decisão terapêutica”, declarou a Profa. Luciene Marques.

Segundo ela, o público-alvo do CIM/UNIFAL-MG são profissionais de saúde do município de Alfenas-MG, acadêmicos dos cursos de saúde da universidade (participantes do projeto e atingidos pelos cursos e palestras promovidos); cuidadores de pacientes e usuários de medicamentos, ouvintes da rádio UNIFAL-MG e farmacêuticos inscritos no Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG). Atualmente, o CIM possui nove acadêmicos de graduação, um de pós-graduação (mestrado) e um professor colaborador.

Os participantes do CIM especificaram atividades desenvolvidas pelo grupo durante todo o ano. “São promovidos cursos de capacitação técnica ou palestras para os profissionais de saúde que são veiculadas por meio do Facebook ou Instagram do projeto. Além disso, temos a elaboração semanal de informação ativa – um post no Instagram e um vídeo a cada 15 dias postado no canal do Youtube do projeto, são publicadas, também, no site do do Conselho Regional de Farmácia notas técnicas que abordam temas sobre medicamentos. E, por meio da parceria com o projeto “A Voz da Ciência”, são elaborados áudios sobre informações importantes a respeito de medicamentos que são veiculadas na rádio da UNIFAL -MG no quadro CIM-INFORMA”, contam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...