Pular para o conteúdo principal

CIM DA UNIFAL-MG PASSA A INTEGRAR PROGRAMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO SUS

Primeira reunião da equipe do CIM em 2024

O Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) fará parte do Programa Nacional de Vigilância em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024. A ação é uma parceria com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS), o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (Dex/UnB), o Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). Essa parceria iniciou em fevereiro deste ano e terá duração de 12 meses.

Atuando desde 2015 na função de ordenar, avaliar, recuperar e difundir a informação produzida sobre medicamentos e decisão terapêutica, o CIM/UNIFAL-MG pretende garantir à comunidade acadêmica e externa informações de qualidade sobre medicamentos e saúde.

“Espera-se, neste projeto, promover o uso racional de medicamentos (URM) por meio de informação técnico-científica objetiva, atualizada, devidamente processada e avaliada, assim como criar um serviço permanente de informação sobre medicamentos”, afirmou a professora Luciene Alves Moreira Marques, que é docente no curso de Farmácia, chefe da Farmácia Universitária e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica da UNIFAL-MG.

Intensificar a divulgação e ação do projeto nas unidades de saúde no município de Alfenas e aos profissionais da área da saúde, bem como a elaboração de artigos científicos relatando as experiências e avanços do centro, também são objetivos do CIM/UNIFAL-MG.

As atividades do CIM são em sua maioria desenvolvidas em home-office. Cada integrante produz o material com recursos próprios. Conforme explicado pelo grupo, semanalmente, são discutidas novas estratégias e atividades a ser realizadas pelo CIM, por meio de reuniões virtuais ou presenciais.

Segundo a docente, a integração do CIM no Programa Nacional de Vigilância em Saúde é de extrema importância tanto para a comunidade acadêmica como externa. “Em tempos de fake news e notícias postadas sem qualquer critério, o CIM se torna primordial por ser um meio de divulgação confiável”, afirmou.

Na oportunidade, a docente explicou que a diversidade dos novos conhecimentos sobre medicamentos gera um volume de mais de dois milhões de publicações biomédicas anuais, resultando em uma vasta literatura médica e farmacêutica. “Diante de inúmeras informações, deparamos com um problema complexo de comunicação da informação recente sobre medicamentos e seu uso pelos profissionais de saúde”.

“Para atender a essa necessidade surgem os Centros de Informação sobre Medicamentos (CIM) com a função de ordenar, avaliar, recuperar e difundir a informação que é produzida sobre medicamentos e decisão terapêutica”, declarou a Profa. Luciene Marques.

Segundo ela, o público-alvo do CIM/UNIFAL-MG são profissionais de saúde do município de Alfenas-MG, acadêmicos dos cursos de saúde da universidade (participantes do projeto e atingidos pelos cursos e palestras promovidos); cuidadores de pacientes e usuários de medicamentos, ouvintes da rádio UNIFAL-MG e farmacêuticos inscritos no Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG). Atualmente, o CIM possui nove acadêmicos de graduação, um de pós-graduação (mestrado) e um professor colaborador.

Os participantes do CIM especificaram atividades desenvolvidas pelo grupo durante todo o ano. “São promovidos cursos de capacitação técnica ou palestras para os profissionais de saúde que são veiculadas por meio do Facebook ou Instagram do projeto. Além disso, temos a elaboração semanal de informação ativa – um post no Instagram e um vídeo a cada 15 dias postado no canal do Youtube do projeto, são publicadas, também, no site do do Conselho Regional de Farmácia notas técnicas que abordam temas sobre medicamentos. E, por meio da parceria com o projeto “A Voz da Ciência”, são elaborados áudios sobre informações importantes a respeito de medicamentos que são veiculadas na rádio da UNIFAL -MG no quadro CIM-INFORMA”, contam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...