Pular para o conteúdo principal

INATEL NO CENTRO DOS DEBATES SOBRE O FUTURO TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS E DO BRASIL

Diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, participou da reunião do CNCT, em Brasília

O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) de Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, esteve presente em dois importantes eventos que debateram os desafios e oportunidades do avanço tecnológico em Minas Gerais e no Brasil, realizados na semana passada.

No dia 5 de março, o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, representou o instituto no evento promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O encontro reuniu representantes da academia, do governo e do setor empresarial com o objetivo de elencar tecnologias que serão fundamentais para o desenvolvimento sustentável de Minas nos próximos anos.

A Inteligência Artificial (IA), internet das coisas, aprendizagem de máquinas e integração entre diversas tecnologias foram citados como prioritários, mas também sustentabilidade, eficiência energética. A capacitação de profissionais nessas áreas e em outras vertentes tecnológicas para a inovação também entrou em debate, como também a importância de ações na educação básica para incentivar o interesse pela ciência e tecnologia de crianças e jovens.

IA no avanço científico e tecnológico do Brasil
Inteligência Artificial também foi o tema da reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT), realizada em Brasília, no dia 7 de março. O Inatel foi a única instituição privada a representar as ICTs no encontro que debateu a Inteligência Artificial no avanço científico e tecnológico do país. O CNCT é um órgão consultivo de assessoramento superior da Presidência da República e tem como objetivo principal promover a ciência, tecnologia e inovação como pilares essenciais para o desenvolvimento nacional. “Foram debatidas formas de como o Brasil pode se preparar para se desenvolver em Inteligência Artificial, as preocupações que se deve ter com a regulação e quais são os desafios para que o país não seja simplesmente um usuário dessa inovação, e sim um ator de relevância no cenário mundial na área e use a inteligência artificial para atender as demandas nacionais”, disse Nazareth.

A Inteligência Artificial é tema de diversas pesquisas do Inatel, especialmente as voltadas para aplicações em 5G e 6G, nos programas Brasil 6G e do xGMobile – Centro de Competência Embrapii Inatel em Redes 5G e 6G.


“Inteligência artificial, posicionamento, sensoriamento, imagem e mapeamento serão tecnologias cruciais para o atendimento das demandas nacionais em diversas verticais com as aplicações previstas com o 5G e especialmente o 6G. A futura rede de comunicações móveis permitirá a integração de tecnologias terrestres, móveis e satelitais de modo a atender o usuário com a fusão dos mundos físicos, biológicos e digitais”.

Durante a reunião também foram estabelecidas as comissões temáticas do Conselho, responsáveis por elaborar a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) até 2030, ano previsto para a chegada da sexta geração de comunicações móveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...