Pular para o conteúdo principal

INATEL NO CENTRO DOS DEBATES SOBRE O FUTURO TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS E DO BRASIL

Diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, participou da reunião do CNCT, em Brasília

O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) de Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, esteve presente em dois importantes eventos que debateram os desafios e oportunidades do avanço tecnológico em Minas Gerais e no Brasil, realizados na semana passada.

No dia 5 de março, o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, representou o instituto no evento promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O encontro reuniu representantes da academia, do governo e do setor empresarial com o objetivo de elencar tecnologias que serão fundamentais para o desenvolvimento sustentável de Minas nos próximos anos.

A Inteligência Artificial (IA), internet das coisas, aprendizagem de máquinas e integração entre diversas tecnologias foram citados como prioritários, mas também sustentabilidade, eficiência energética. A capacitação de profissionais nessas áreas e em outras vertentes tecnológicas para a inovação também entrou em debate, como também a importância de ações na educação básica para incentivar o interesse pela ciência e tecnologia de crianças e jovens.

IA no avanço científico e tecnológico do Brasil
Inteligência Artificial também foi o tema da reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT), realizada em Brasília, no dia 7 de março. O Inatel foi a única instituição privada a representar as ICTs no encontro que debateu a Inteligência Artificial no avanço científico e tecnológico do país. O CNCT é um órgão consultivo de assessoramento superior da Presidência da República e tem como objetivo principal promover a ciência, tecnologia e inovação como pilares essenciais para o desenvolvimento nacional. “Foram debatidas formas de como o Brasil pode se preparar para se desenvolver em Inteligência Artificial, as preocupações que se deve ter com a regulação e quais são os desafios para que o país não seja simplesmente um usuário dessa inovação, e sim um ator de relevância no cenário mundial na área e use a inteligência artificial para atender as demandas nacionais”, disse Nazareth.

A Inteligência Artificial é tema de diversas pesquisas do Inatel, especialmente as voltadas para aplicações em 5G e 6G, nos programas Brasil 6G e do xGMobile – Centro de Competência Embrapii Inatel em Redes 5G e 6G.


“Inteligência artificial, posicionamento, sensoriamento, imagem e mapeamento serão tecnologias cruciais para o atendimento das demandas nacionais em diversas verticais com as aplicações previstas com o 5G e especialmente o 6G. A futura rede de comunicações móveis permitirá a integração de tecnologias terrestres, móveis e satelitais de modo a atender o usuário com a fusão dos mundos físicos, biológicos e digitais”.

Durante a reunião também foram estabelecidas as comissões temáticas do Conselho, responsáveis por elaborar a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) até 2030, ano previsto para a chegada da sexta geração de comunicações móveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...