Pular para o conteúdo principal

CAMPUS PARAÍSO DA UFLA COMPLETA 2 ANOS DE ATIVIDADES


Neste mês de março, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ictin) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), localizado no câmpus de São Sebastião do Paraíso, comemora dois anos de atividades acadêmicas. Momento que marca a expansão geográfica e o compromisso contínuo da UFLA com a inovação e a excelência no ensino superior.

Desde a aula inaugural realizada em março de 2022, a equipe do Ictin enfrentou uma jornada de descobertas e desafios. Mais do que um novo espaço acadêmico, o Câmpus Paraíso abriu um caminho de sonhos e inovação com o lançamento do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (Bict), curso que é porta de entrada para a formação abrangente nas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia de Software, também disponíveis no Ictin.

“O nascimento desse novo câmpus não foi sem suas dores de crescimento. Confrontados com um terreno desconhecido, a equipe da UFLA abraçou a missão com coração e determinação, transformando cada obstáculo em uma etapa construtiva. A sinergia entre a direção, o corpo docente e o pessoal de apoio transbordou em uma força coletiva para hoje termos mais do que uma estrutura física, uma comunidade unida pela paixão pelo conhecimento e inovação”, destaca o professor Fernando Ferrari, diretor do Ictin.

Um Lar para o Futuro
Atualmente, o câmpus conta com um pavilhão de aulas, prédios para incubadoras, laboratórios, logística, além de um campo de futebol e uma quadra multiuso. Com um espaço total de 150 mil m², projetos e obras estão em andamento para enriquecer ainda mais o câmpus, incluindo um anfiteatro, prédio das engenharias, biblioteca e o Centro de Convivência e Inovação, com expectativa de conclusão de algumas obras já no segundo semestre de 2024. Complementarmente, a construção dos laboratórios destinados às três engenharias e ao Bict se encontra em fase final, com os processos de aquisição de equipamentos para sua efetivação já em andamento.

O professor Neumar Malheiros, vice-diretor do Ictin, explica que além das estruturas físicas, o Câmpus Paraíso tem dedicado atenção especial à infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI).

“Durante 2022 e 2023, foram realizados significativos investimentos em infraestrutura de TI, visando a operacionalização iminente de equipamentos de informática, telefonia, redes de comunicação de dados e pontos de acesso sem fio à Internet. Este investimento é estratégico, dada a concentração dos cursos em áreas de desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e inovação. Esse esforço é no sentido de proporcionar os recursos necessários para a prática de metodologias ativas de ensino, uso de tecnologias modernas e para o fortalecimento de um ecossistema de inovação tecnológica”, ressalta Malheiros. Destaca-se ainda a construção de novas salas para docentes, assegurando que o corpo docente disponha de um espaço adequado para o desenvolvimento de suas atividades.

Outro ponto a ser destacado é o aumento constante no número de estudantes, com 55 novos ingressantes no primeiro semestre de 2024. A estratégia de divulgação, que inclui participação em feiras e visitas organizadas ao Câmpus, têm atraído cada vez mais acadêmicos. Graças à presença da UFLA a cidade já recebe estudantes de várias partes do País, vindos de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Amazonas.

*Com assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...