Pular para o conteúdo principal

SESC EM MINAS OFERECE MAIS DE 500 ATENDIMENTOS OFTALMOLÓGICOS GRATUITOS EM CAXAMBU

A unidade móvel MedSesc Oftalmologia disponibilizará consultas e exames para pacientes que aguardam atendimento na lista de espera do SUS

Promovendo a saúde ocular e contribuindo para o bem-estar da comunidade, o MedSesc Oftalmologia, projeto itinerante do Sesc em Minas, estará presente em Caxambu, no Sul de Minas, realizando atendimentos entre os dias 18 de abril e 22 de maio. A Unidade Móvel ficará estacionada no Ginásio Jorge Curi, localizado na avenida Rio Branco, 470, e a previsão é de que sejam feitos cerca de 560 atendimentos durante o período.

Com 11 metros de comprimento, o caminhão conta com uma infraestrutura climatizada e acessibilidade, bem como equipamentos modernos e de alta performance, que permitem a realização de consultas e de cinco tipos de exames oftalmológicos a fim de analisar as condições visuais do indivíduo, detectar possíveis doenças e prevenir para que problemas oculares graves não ocorram.

Além disso, uma equipe qualificada presta atendimentos totalmente humanizados e desenvolve ações de educação em saúde, com foco na prevenção e na promoção da saúde ocular.

Agenda e serviços disponíveis
O MedSesc Oftalmologia é uma iniciativa do Sesc em Minas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxambu com o apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Caxambu e Região, e tem como propósito prestar consultas e exames oftalmológicos no município e reduzir a lista de espera para esses atendimentos na cidade.

As consultas serão oferecidas, prioritariamente e de forma gratuita, para a população que aguarda em lista de espera, direcionada pela Secretaria Municipal de Saúde. Os atendimentos ocorrerão de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 15h, e serão disponibilizados os seguintes serviços:

 

  • Consultas oftalmológicas
  • Exames e procedimentos de tonometria computadorizada (para diagnóstico do glaucoma)
  • Exame de autorrefração computadorizada (para aferição do grau)
  • Exame de refração (para confirmação de grau)
  • Exame de fundo de olho (avaliação da retina)
  • Biomicroscopia (para identificação de catarata e outros processos inflamatórios)

 

Números
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada, sendo que entre 60% e 80% dos casos poderiam ter sido evitados ou tratados. No Brasil, o último Censo Demográfico (IBGE 2010) identificou mais de 35 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade visual. Tais dados reforçam a importância da iniciativa desenvolvida pelo MedSesc Oftalmologia na promoção do bem-estar e da saúde ocular dos mineiros.

Sobre o MedSesc Oftalmologia
Desde 2006, a Unidade Móvel itinerante MedSesc Oftalmologia tem desempenhado um papel fundamental na promoção do cuidado com a saúde ocular. Com atendimentos conduzidos por profissionais qualificados, o foco está no diagnóstico e no controle de diversas doenças do aparelho visual. A unidade móvel possui uma infraestrutura moderna, proporcionando atendimentos confortáveis e seguros. Atualmente, o Sesc Minas conta com três unidades do MedSesc Oftalmologia, que percorrem diversas cidades mineiras ao longo do ano.


SERVIÇO

MedSesc Oftalmologia em Caxambu

 

Quando: 18 de abril a 22 de maio; de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 15h.

Onde: Ginásio Jorge Curi (Avenida Rio Branco, 470, Caxambu, Minas Gerais).

Para quem: Pacientes triados pela Secretaria Municipal de Saúde (conforme lista de espera do SUS).

Informações: Policlínica (35) 3341- 9033 ou (35) 3341- 9092

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...