Pular para o conteúdo principal

BOLA AUTOGRAFADA POR PELÉ PASSA A INTEGRAR O ACERVO DO MUSEU TERRA DO REI E DA CASA DA CULTURA


O ano era 1971, e Três Corações vivia um momento histórico. O Rei Pelé, em visita à sua cidade natal para a inauguração da estátua que eterniza sua grandeza, protagonizou um gesto de nobreza ao autografar e doar a bola daquela partida amistosa entre Santos Futebol Clube e Atlético de Três Corações. Naquela noite memorável no estádio Elias Arbex, Pelé não apenas brilhou em campo, mas também selou um compromisso eterno com o povo tricordiano.

Diante disso, na manhã desta terça-feira, o ex-prefeito Fausto Mesquita Ximenes, carinhosamente conhecido como Faustinho, demonstrou num ato de altruísmo e profundo respeito ao repassar essa relíquia à Secretaria Municipal de Lazer, Turismo e Cultura.

Compreendendo que o melhor lugar para abrigar a bola de futebol seria o Museu Terra do Rei, Faustinho garantiu que essa peça histórica estivesse acessível a todos, perpetuando a memória do Rei Pelé. A solenidade contou com a presença de servidores da SELTC - Lúcio Lorena, Yuri Moura e Marcus Vinícius, que testemunharam esse momento de celebração cultural e de grandeza do ex-prefeito Faustinho.

A bola agora integra o acervo da Casa da Cultura Godofredo Rangel – Museu Terra do Rei, simbolizando mais uma vitória, mais um gol em nome da cultura tricordiana. 

No entanto, vale destacar que outros objetos doados ao município, que também fazem parte desse legado, são alvos de diligências para que, brevemente, possam ser expostos à visitação pública, dentre tais: um quadro do consagrado pintor e desenhista Gustavo Rosa; também um relógio de parede doado pela família de Pelé estão entre as doações que ainda não foram entregues à Secretaria Municipal de Cultura. O povo precisa ter acesso à essas preciosidades, a esses objetos raros, afinal a cultura e a memória de Pelé merecem ser compartilhadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...