Pular para o conteúdo principal

TRE-MG CONDECORA INTEGRANTES DA CORTE ELEITORAL


Nesta segunda-feira, dia 6 de maio, os membros titulares da Corte Eleitoral mineira, o Procurador Regional Eleitoral, e os seus respectivos substitutos, foram condecorados com o “Colar do Mérito da Justiça Eleitoral de Minas Gerais Elvira Komel”. A cerimônia aconteceu na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e foi transmitida pelo YouTube.

A condecoração foi feita pelo Chanceler do Colar, presidente do TRE e presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, contando com a participação da diretora-geral da instituição, Cassiana Lopes Viana.

Receberam a comenda os membros titulares da Corte: desembargador do TJMG Ramom Tácio de Oliveira, vice-presidente e corregedor regional eleitoral; desembargador federal do TRF-6 Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes; juízes de direito do TJMG Cássio Azevedo Fontenelle e Flávia Birchal de Moura; jurista Patrícia Henriques Ribeiro, e o procurador regional eleitoral titular, José Jairo Gomes.

Os membros substitutos agraciados foram os desembargadores do TJMG Júlio César Lorens e Carlos Henrique Perpétuo Braga; desembargador federal do TRF-6 Lincoln Rodrigues de Faria; juízes de direito do TJMG Henrique Oswaldo Pinto Marinho e Antônio Leite de Pádua; juristas Marcos Lourenço Capanema de Almeida e Leonardo Spencer Oliveira Freitas, e o procurador regional eleitoral substituto, Giovanni Morato Fonseca.

Em nome dos agraciados, falou o desembargador Ramom Tácio. Afirmou que “a medalha tem um significado enorme, um valor diferenciado, porque está ilustrando um trabalho feito por todos os agraciados em prol de um refinamento da Justiça Eleitoral e em favor da afirmação da nossa democracia. ” Destacou, ainda, a biografia de Elvira Komel, que dá nome à comenda, especialmente o papel desempenhado na defesa do voto feminino.

Colar do Mérito da Justiça Eleitoral de Minas Gerais Elvira Komel
O Colar do Mérito foi instituído pela Resolução TRE-MG nº 1.267, de 15 de dezembro de 2023. A insígnia é destinada aos membros da Corte Eleitoral e poderá ser concedido também a personalidades que tenham realizado atividades em prol da Justiça Eleitoral e contribuído para o engrandecimento do país, constituindo exemplos para a coletividade.

Elvira Komel, personalidade que dá nome à comenda, nasceu em São João do Morro Grande, hoje município de Barão de Cocais, em 24 de junho de 1906. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, na Universidade do Rio de Janeiro, em novembro de 1929.

Foi a primeira advogada no Fórum de Belo Horizonte, sufragista e segunda eleitora mineira, alistada em 1928. Apoiou a Revolução de 1930, publicando nos jornais manifestos dirigidos às mulheres, convocando-as a integrar o Batalhão Feminino João Pessoa, que fundou para servir de base de apoio ao movimento na capital mineira.

Defendeu também a luta pela educação formal feminina liderando congressos e encontros. Sua breve trajetória foi marcada pelo engajamento nas bandeiras feministas e movida pelo sentimento de construção de um novo Brasil.

Faleceu no dia 25 de julho de 1932, com apenas 26 anos de idade, sendo sepultada no Cemitério do Bonfim, na capital mineira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...