Pular para o conteúdo principal

CEMIG CAPACITA A POPULAÇÃO PRÓXIMA DA PCH POÇO FUNDO EM PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIA


Em atendimento às diretrizes do Plano de Ação de Emergência (PAE), a Cemig promoveu, nesta quinta-feira, dia 27 de junho, uma simulação de evacuação próxima à Pequena Central Hidrelétrica de Poço Fundo, no Rio Machado, no Sul de Minas. A atividade teve como principal objetivo a capacitação da população em procedimentos de emergência, abrangendo o teste das rotas de fuga e a avaliação do sistema de alerta na proximidade da central geradora.

O treinamento também contou com a participação de representantes da Defesa Civil (municipal e estadual) e do Corpo de Bombeiros. Apesar da simulação, o gerente de Planejamento Energético da Cemig, Ivan Carneiro, destaca que a barragem de Poço Fundo é segura e não apresenta nenhum risco à população, e o procedimento foi realizado para cumprir a Lei Nacional de Segurança de Barragens.

“O PAE atende à Lei Federal nº 12.334/2010, que determina que as empresas de geração de energia devem elaborar, implementar e operacionalizar o documento, estabelecido pela Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). A participação da população no simulado da PCH Poço Fundo é fundamental para que eles tenham conhecimento dos processos em situações extremas. Por meio deste treinamento, serão destacados diversos cenários para garantir a segurança da comunidade em cenários de contingência”, explica.

Nos meses que antecederam o simulado na PCH Poço Fundo, a Cemig fez o cadastramento da população na Zona de Autossalvamento (ZAS) na região próxima à PCH Poço Fundo. A coleta de informações é semelhante ao processo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante o período do censo demográfico. O procedimento segue a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e tem objetivo de identificar os moradores e comerciantes da região, além das características socioeconômicas da população potencialmente impactada.

“A ZAS é a área que pode ser afetada em um curto intervalo de tempo caso aconteça uma situação de emergência com a estrutura e que se localiza a menos de 10 km de distância das barragens ou a 30 minutos de distância da chegada da onda de inundação. Por isso, as informações da população que tem residência ou atividade próximas da PCH Poço Fundo são tão importantes para a Cemig. Dessa forma, a companhia terá todos os subsídios para comunicar e alerta em casos de situações extremas na região”, explica o gerente de Planejamento Energético da Cemig, Ivan Carneiro.

Em 2024, a Cemig realizará mais seis simulados com comunidades próximas de usinas do seu parque gerador. Além de Poço Fundo, a empresa fará a capacitação nas usinas de Nova Ponte, Tronqueiras, Salto Grande, Cajuru, Peti e Camargos\Itutinga.

Mapeamento de riscos   
Além das situações de emergência das barragens, os PAEs da Cemig trazem também mapeamentos de riscos para eventos hidrológicos extremos (cheias naturais) que possam gerar alagamentos nas comunidades a jusante das barragens. A inserção desses cenários, que têm uma maior recorrência para os municípios, torna esse documento uma ferramenta valiosa para auxiliar o poder público em seu dever de garantir a segurança da população, facilitando sua preparação para esse tipo de emergência. Como suporte ao mapeamento de riscos, além dos PAEs, a Cemig conta com o Aplicativo PROX Multiplicando segurança, para informações em tempo real da operação do reservatório e notificação, pela Defesa Civil, para a população impactada por um evento de ruptura de barragem ou de cheia natural. 

A Cemig possui 18 PAEs, abrangendo usinas de maior e menor porte, e conforme determina a legislação vigente, as informações sobre os PAEs da Cemig podem ser consultadas no site da companhia. 

Sobre a PCH Poço Fundo
Recentemente, a Cemig investiu cerca de R$ 150 milhões e aumentou a capacidade de geração PCH Poço Fundo de 9,16 MW para 30 MW e da garantia física de 5,79 MW médios para 16,59 MW médios.   Com a ampliação, a central de geração triplicou o número de clientes atendidos, em sua capacidade de geração média, passando de 70 mil para 210 mil clientes residenciais do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Além da ampliação da capacidade de geração, a PCH Poço Fundo recebeu equipamentos mais modernos e eficientes, que permitirão a operação remota da usina pelo Centro de Operação da Sistema (COS) da Cemig.

Você sabia? O Blog O Corvo-Veloz é fruto de produção jornalística independente. Acreditamos no bom jornalismo gratuito e plural. Por isso, você pode contribuir de forma voluntária por está Chave PIX com qualquer valor e ajudar a manter este projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...