Pular para o conteúdo principal

JUNHO VERDE: ARTERIS FERNÃO DIAS REALIZA PLANTIO COMPENSATÓRIO POR MEIO DO PROJETO CONSERVADOR DAS ÁGUAS


Uma parceria importante, entre a Arteris Fernão Dias e a Secretaria de Meio Ambiente do município de Extrema, no Sul de Minas, permite o plantio compensatório de árvores e a preservação do meio ambiente. A concessionária realizou, no ano de 2022, o plantio de 38 mil mudas de espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, dentre elas, espécies ameaçadas de extinção, como a araucária, e imunes ao corte, como o ipê amarelo. O plantio inicial ocorreu em abril de 2022, em Extrema/MG, por meio do Projeto Conservador das Águas. Além das espécies ameaçadas, também são selecionadas árvores frutíferas que atraem a fauna, visando a disseminação de sementes e o repovoamento de paisagens, que anteriormente eram pastagens.

A Arteris Fernão Dias já realizou outros plantios no Conservador das Águas, totalizando um investimento de cerca de R$ 972 mil. “Além de ser mundialmente conhecido, esse projeto conta com equipe especializada onde o foco principal é a recuperação de nascentes, mata ciliar e topos de morros, estabelecendo corredores ecológicos e o aumento significativo da recarga do lençol freático e consequentemente, da água disponível nos rios”, explica a coordenadora ambiental Julliana Barbosa Sampaio Bertoni.

Por meio da parceria com o projeto, a Arteris Fernão Dias contribui para a preservação dos mananciais de Extrema/MG, que abastece a bacia hidrográfica Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), onde estão localizados municípios paulistas, tais como: Bragança Paulista, Atibaia, Jundiaí, Campinas, Piracicaba, Limeira e Rio Claro, e abastece a primeira represa do Sistema Cantareira, que direciona as águas para a região metropolitana da grande São Paulo.

E mais plantios estão por vir, para a recuperação de uma área de 21 hectares no projeto, assim que for definida uma data de aprovação pelo IBAMA.

Projeto Conservador das Águas
O Conservador das Águas nasceu em 2005 por meio da Lei Municipal de Extrema nº 2.10, com o objetivo de manter a qualidade dos mananciais da cidade, promovendo a adequação de propriedades rurais através da delimitação de áreas de preservação permanentes, reserva legal, entre outros fatores.

O objetivo é custear a preservação e conservação da biodiversidade e promover o desenvolvimento sustentável de Extrema, colaborando na “produção” de água para as cidades beneficiadas pelo Sistema Cantareira, responsável por mais de 50% do abastecimento da região metropolitana de São Paulo, entre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...