Pular para o conteúdo principal

PESQUISA APONTA DECLÍNIO NA CONFIANÇA DOS EMPRESÁRIOS DO CESUL


A segunda reunião do Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL) em 2024 ocorreu no dia 21 de junho e mais uma vez foi aplicada a pesquisa para levantamento da confiança do empresariado. Os resultados apresentaram uma reversão negativa muito grande em relação à última sondagem e também comparando com o mesmo período de 2023. Todos os quesitos analisados tiveram queda no contexto atual; e para o próximo trimestre apenas Contratações e Investimentos ficaram constantes em relação ao levantamento anterior, enquanto todos os demais apresentaram queda.

O índice geral de confiança (calculado pela média entre a percepção atual e futura) atingiu a marca de 99 pontos, uma queda de 6,25 em comparação com a pesquisa anterior e atingindo o nível abaixo de 100 pontos que indica pessimismo. O contexto atual de confiança (referente ao 2° trimestre/2024) teve resultado de 96,33, queda de 7,34 pontos em relação à sondagem passada. A perspectiva futura para o terceiro trimestre de 2024 apresentou índice de 101,67 com declínio de 5,16 pontos comparado com o último levantamento.

Em relação ao contexto atual do 2º trimestre de 2024, quatro quesitos ficaram no campo pessimista, foram eles: Contratações, Investimentos, Inadimplência e Economia Nacional. Somente Vendas e Segmento de Atuação atingiram o nível positivo, porém em patamares abaixo da pesquisa anterior. Esses fatos são preocupantes tendo em vista que o segundo trimestre geralmente tem resultados melhores para contratações e vendas.

No que se refere às perspectivas futuras para o 3º trimestre de 2024, os empresários apresentam otimismo em quatro quesitos: Contratações, Investimentos, Segmento de Atuação e Vendas, os mesmos que foram indicados na última pesquisa, porém em níveis semelhantes ou menores do que a sondagem anterior. Com relação aos quesitos Inadimplência e Economia Nacional os resultados mostram forte pessimismo e expectativas negativas.

Esse resultado apurado junto aos empresários do CESUL pode ser explicado por fatores internos e externos. Dentre os internos destacamos a perspectiva de não cumprimento do arcabouço fiscal pelo governo, os trâmites vagarosos e incertos da reforma tributária, a elevada taxa de juros sem perspectiva de queda neste ano e a tragédia no Rio Grande do Sul. Entre os fatores externos salientam-se a intensificação de conflitos armados em algumas regiões, as incertezas econômicas nos Estados Unidos e a alta mundial do dólar.

Por fim, a expectativa futura ainda no campo positivo mostra que o empresário demonstra certo otimismo para o próximo trimestre. No entanto, os juros elevados e a articulação política do governo federal precisam ser corrigidos para uma melhor previsibilidade do mercado no curto prazo.

Você sabia? O Blog O Corvo-Veloz é fruto de produção jornalística independente. Acreditamos no bom jornalismo gratuito e plural. Por isso, você pode contribuir de forma voluntária por está Chave PIX com qualquer valor e ajudar a manter este projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...