Pular para o conteúdo principal

PROJETO DA LEVA LEVA FISIOTERAPIA E ATIVIDADE FÍSICA A MORADORES DA VILA VICENTINA EM LAVRAS


Para promover o bem-estar físico, um projeto de extensão da Universidade Federal de Lavras (UFLA) vem realizando, semanalmente, atendimentos fisioterapêuticos gratuitos e estimulando a prática de atividade física. As principais beneficiadas são as moradoras da Vila Vicentina, da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), local em Lavras, no Sul de Minas, que abriga as sedes do projeto.

A iniciativa beneficia também outros moradores da cidade. É o que explica o coordenador do projeto e professor da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFLA) Marco Antônio Gomes Barbosa. “Nós trabalhamos com diferentes públicos: prioritariamente, as nove moradoras da Vila e, depois, a comunidade que fica mais ao redor da Vila ou outras pessoas que nos procuram por indicação. É um projeto preventivo e reabilitativo que possui amplo alcance. Tenho muito orgulho disso”, ressalta.

A moradora da Vila Vicentina Iolanda Silva conta que todo esse acompanhamento profissional vem trazendo benefícios para a sua saúde. “As minhas dores começaram com dor nas costas e dor nos braços também. Depois, fiz fisioterapia e, felizmente, melhorou, mas eu tenho esporão calcâneo no pé e essa dor sempre volta. Recentemente, meu pé esquerdo doeu a noite toda, aí fiz a fisioterapia e na noite seguinte já não doeu tanto mais. Ajuda muito.”

Na Vila, os atendimentos são individuais e ocorrem a cada meia hora. Caso o paciente tenha uma patologia, ele será atendido para tratá-la, além de receber também um atendimento preventivo-reabilitativo. As sessões de fisioterapia também podem ser acompanhadas de atividades físicas.

Para garantir que os atendimentos sejam realizados, o professor Marco Antônio conta com a colaboração da bolsista Ana Gabriela de Souza Carvalho, estudante de Educação Física (Bacharelado) da UFLA.

*Da assessoria da UFLA

Você sabia? O Blog O Corvo-Veloz é fruto de produção jornalística independente. Acreditamos no bom jornalismo gratuito e plural. Por isso, você pode contribuir de forma voluntária por está Chave PIX com qualquer valor e ajudar a manter este projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...