Pular para o conteúdo principal

PREFEITOS PARTICIPAM DE REUNIÃO PARA PLANEJAMENTO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, destacou a importância do HU-UFLA para Lavras, que representa 36% dos atendimentos no âmbito do Cislav

Nesta segunda-feira, dia 1º de julho, prefeitos e secretários de saúde dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Lavras (Cislav) participaram de reunião na Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA), tendo como pauta o planejamento do Hospital Universitário da UFLA (HU-UFLA). Durante a fala dos gestores, foi reforçada a importância do empreendimento para atender as demandas da região e ficou sinalizado o apoio dos municípios para buscar equipar o HU e garantir o seu funcionamento no início de 2026.

A reunião foi presidida pelo reitor, professor José Roberto Scolforo, com a presença do vice-reitor, professor Jackson Antonio Barbosa; da pró-reitora de Graduação, professora Mírian Monteiro Graciano; do prefeito de Ijaci e presidente do Cislav, Fabiano da Silva Moreti; da prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, e do diretor da Superintendência de Saúde em Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara.

Além de Ijaci e Lavras, participaram da reunião os prefeitos: Carlos Alberto do Nascimento (Itumirim); Écio Carvalho Rezende (Luminárias); Giuliano Ribeiro Pinto (Ingaí); Hely Andrade Alves (Carrancas); Luiza Maria Lima Menezes (Nepomuceno); Rodineli Antonio Nascimento (Itutinga) e Welder Marcelo Pereira (Ribeirão Vermelho). Os prefeitos estavam acompanhados dos secretários municipais de saúde, incluindo a secretária municipal de saúde de Bom Sucesso, Iramir Maria Santos, representando o prefeito Luiz Cláudio da Mata.

Representando a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e a comissão de acompanhamento do Hospital Universitário, estavam presentes o professor Vítor Luís Tenório Mati (coordenador do Protocolo de Intenções entre UFLA e Ebserh), professora Stela Márcia Pereira Dourado (coordenadora do curso de Graduação em Medicina); professora Carolina Valeriano de Carvalho (chefe adjunta do Departamento de Nutrição); professor Rubens Antonio Gurgel Vieira (chefe do Departamento de Educação Física) e professora Marcella Lobato Dias Consoli (representando a coordenação do curso de Nutrição).

Planejamento coletivo
O reitor, professor Scolforo, destacou em sua fala a necessidade de incluir os gestores nesta fase de construção e adaptação do projeto, com a sinalização do apoio para a aquisição de equipamentos de pequeno porte e materiais de consumo para colocar o hospital em funcionamento. Ele enfatizou que a UFLA está buscando recursos para equipar o HU de forma que ele seja uma referência para a formação qualificada dos estudantes de Medicina e como prestadora de serviços de excelência para a sociedade.

Scolforo lembrou que o HU deverá ter 105 leitos, sendo 20 UTIs, com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O HU deverá contemplar as seguintes especialidades: Ginecologia e Cirurgia Ginecológica; Cirurgia Geral, Ortopedia, Neurologia, Neurocirurgia, Cirurgia Vascular e Endovascular; Pediatria (ambulatorial) e Cardiologia. Além da ala de internação, contará com bloco cirúrgico e centro de apoio diagnóstico e terapêutico.

Durante o encontro, foi pontuada a expectativa de credenciamento dos serviços do HU/UFLA como apto a prestar os procedimentos de saúde discriminados em edital específico do Consórcio. Em sua fala, Fabiano Moreti destacou a importância do HU/UFLA, devendo se tornar uma referência em atendimentos de média e alta complexidade para toda a região, já que a demanda da saúde é crescente e muitas vezes a população precisa esperar na fila por alguns procedimentos.

A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, destacou a importância do HU-UFLA para Lavras, que representa 36% dos atendimentos no âmbito do Cislav. Ela considerou a possibilidade de contribuir com recursos especiais da saúde para aquisição de equipamentos e por meio de emendas parlamentares. “O HU será uma benção para todos nós”, pontuou.

Para Luís Paulo, diretor da Superintendência de Saúde em Varginha, o mais importante nesta fase de planejamento envolve a discussão dos parâmetros assistenciais que vão garantir a habilitação futura dos serviços prestados. Além disso, poderá ser avaliada a ampliação do escopo de atendimento para a macrorregião, o que representará a cobertura para 50 municípios. Ele destacou que a região tem uma rede de saúde hospitalar com capacidade instalada estagnada e uma demanda crescente por atendimentos de média e alta complexidade.

Sobre o Cislav
Fundado em 1999, o Cislav tem como foco a promoção da saúde, possibilitando o atendimento em várias especialidades e exames de média e alta complexidade. O Consórcio foi criado para gerir e prover conjuntamente os serviços de promoção e recuperação da saúde da população, bem como aperfeiçoar e viabilizar uma melhor utilização dos recursos disponíveis.

Os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) representam instrumentos eficazes para ampliar a atuação dos municípios no campo da saúde, sendo capazes de solucionar demandas que não poderiam ser resolvidas, de forma isolada, por cada município.

A reunião contou com a participação de profissionais do Cislav, entre eles, o secretário executivo, Hugo Carvalho, que destacou a relevância da aproximação entre a Universidade e o Consórcio, possibilitando a apresentação das demandas regionais, a identificação de gargalos e de oportunidades para tornar a saúde pública ainda mais efetiva.

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...