Pular para o conteúdo principal

MANTIQUEIRA DE MINAS CELEBRA 500 MIL SACAS DE CAFÉ COM SELO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA

Sebrae Minas apoia e incentiva produtores rurais e cooperativas em ações de reconhecimento e promoção do produto de alta qualidade

A região da Mantiqueira de Minas celebra, em agosto deste ano, a importante marca de 500 mil sacas de café vendidas com o selo de origem e procedência, ao longo dos últimos dez anos. A chancela de Indicação Geográfica (IG) na categoria Denominação de Origem (DO) foi conquistada em 2020 e, além de comprovar que o café é produzido nesta região do Sul de Minas, garante a origem e a qualidade do produto vendido.

O café produzido já foi exportado para 32 países de cinco continentes. Na Mantiqueira de Minas, os grãos cultivados na área demarcada seguem regras específicas de produção, e critérios do Caderno de Especificações Técnicas. A Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira (Aprocam) é a entidade que representa, controla e promove a região, por meio das cooperativas Cocarive, Cooperrita e Coopervass, além dos sindicatos de produtores rurais de Carmo de Minas e de Santa Rita do Sapucaí, que compõem a instituição.

“O número de sacas é muito significativo e mostra a força da Mantiqueira e todo o trabalho realizado aqui. Com a união dos esforços das três cooperativas e dos produtores de café, certamente, vamos alcançar nesta safra resultados ainda melhores”, afirma o presidente da Aprocam, Alessandro Alves Hervaz.

Para o gerente de exportação da Cocarive, Wellington Carlos Pereira, o aumento no consumo dos cafés especiais e a exigência do consumidor mundial pela qualidade foram primordiais para esta conquista. “Com as crescentes exigências do mercado, necessitávamos levar mais informações e transparência aos nossos clientes, e o trabalho da Mantiqueira de Minas veio para selar esse comprometimento com toda a cadeia no nosso café especial”, diz.

Sebrae Minas
Desde 2003, o Sebrae Nacional atua no apoio às Indicações Geográficas (IGs)), por meio da orientação aos produtores para o alcance e reconhecimento desse ativo, além da promoção dessas regiões e produtos únicos. Há, ainda, o desenvolvimento de uma ferramenta que vai permitir a rastreabilidade de todos cafés com IG.

No Sul do estado, desde o início do projeto para a conquista da IG, o Sebrae Minas promove a divulgação da marca e estimula a participação da Aprocam em eventos de valorização da cadeia produtiva. “Por meio do Origem Minas, promovemos a região em feiras e eventos que têm a alta qualidade dos cafés como seus diferenciais. Também apresentamos o produto em ações de promoção do turismo, encontro de liderança e poder público, a fim de torná-lo cada vez mais conhecido”, afirma a analista da entidade Ticiana Lopes.

Denominação de Origem Mantiqueira de Minas
A região da Mantiqueira de Minas é composta por 25 municípios, que formam a área demarcada da Denominação de Origem (DO), concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esta é uma forma de proteção instituída oficialmente a uma região conhecida por ter um determinado produto produzido, exclusivamente, neste local.

Os cerca de oito mil produtores de café são os responsáveis pelo plantio e manejo das lavouras, aliados à combinação de fatores geográficos – solo, altitude, temperatura, clima, vento, umidade do ar e relevo - garantem frutos de sabor e aroma predominantemente cítricos, florais frutados, com notas de caramelo e chocolate, corpo cremoso e denso, acidez cítrica com intensidade médio-alta, doçura alta e finalização longa.

Este perfil sensorial, além de dados da rastreabilidade, lote, georreferenciamento, foto e história podem
ser acessados pelos consumidores por meio do QR Code disponível na embalagem de cada produto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...