Pular para o conteúdo principal

MANTIQUEIRA DE MINAS CELEBRA 500 MIL SACAS DE CAFÉ COM SELO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA

Sebrae Minas apoia e incentiva produtores rurais e cooperativas em ações de reconhecimento e promoção do produto de alta qualidade

A região da Mantiqueira de Minas celebra, em agosto deste ano, a importante marca de 500 mil sacas de café vendidas com o selo de origem e procedência, ao longo dos últimos dez anos. A chancela de Indicação Geográfica (IG) na categoria Denominação de Origem (DO) foi conquistada em 2020 e, além de comprovar que o café é produzido nesta região do Sul de Minas, garante a origem e a qualidade do produto vendido.

O café produzido já foi exportado para 32 países de cinco continentes. Na Mantiqueira de Minas, os grãos cultivados na área demarcada seguem regras específicas de produção, e critérios do Caderno de Especificações Técnicas. A Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira (Aprocam) é a entidade que representa, controla e promove a região, por meio das cooperativas Cocarive, Cooperrita e Coopervass, além dos sindicatos de produtores rurais de Carmo de Minas e de Santa Rita do Sapucaí, que compõem a instituição.

“O número de sacas é muito significativo e mostra a força da Mantiqueira e todo o trabalho realizado aqui. Com a união dos esforços das três cooperativas e dos produtores de café, certamente, vamos alcançar nesta safra resultados ainda melhores”, afirma o presidente da Aprocam, Alessandro Alves Hervaz.

Para o gerente de exportação da Cocarive, Wellington Carlos Pereira, o aumento no consumo dos cafés especiais e a exigência do consumidor mundial pela qualidade foram primordiais para esta conquista. “Com as crescentes exigências do mercado, necessitávamos levar mais informações e transparência aos nossos clientes, e o trabalho da Mantiqueira de Minas veio para selar esse comprometimento com toda a cadeia no nosso café especial”, diz.

Sebrae Minas
Desde 2003, o Sebrae Nacional atua no apoio às Indicações Geográficas (IGs)), por meio da orientação aos produtores para o alcance e reconhecimento desse ativo, além da promoção dessas regiões e produtos únicos. Há, ainda, o desenvolvimento de uma ferramenta que vai permitir a rastreabilidade de todos cafés com IG.

No Sul do estado, desde o início do projeto para a conquista da IG, o Sebrae Minas promove a divulgação da marca e estimula a participação da Aprocam em eventos de valorização da cadeia produtiva. “Por meio do Origem Minas, promovemos a região em feiras e eventos que têm a alta qualidade dos cafés como seus diferenciais. Também apresentamos o produto em ações de promoção do turismo, encontro de liderança e poder público, a fim de torná-lo cada vez mais conhecido”, afirma a analista da entidade Ticiana Lopes.

Denominação de Origem Mantiqueira de Minas
A região da Mantiqueira de Minas é composta por 25 municípios, que formam a área demarcada da Denominação de Origem (DO), concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esta é uma forma de proteção instituída oficialmente a uma região conhecida por ter um determinado produto produzido, exclusivamente, neste local.

Os cerca de oito mil produtores de café são os responsáveis pelo plantio e manejo das lavouras, aliados à combinação de fatores geográficos – solo, altitude, temperatura, clima, vento, umidade do ar e relevo - garantem frutos de sabor e aroma predominantemente cítricos, florais frutados, com notas de caramelo e chocolate, corpo cremoso e denso, acidez cítrica com intensidade médio-alta, doçura alta e finalização longa.

Este perfil sensorial, além de dados da rastreabilidade, lote, georreferenciamento, foto e história podem
ser acessados pelos consumidores por meio do QR Code disponível na embalagem de cada produto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...