Pular para o conteúdo principal

MINAS GERAIS É O SEGUNDO ESTADO COM MAIOR NÚMERO DE PARLAMENTARES CONCORRENDO AO PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO 2024

Premiação elege os parlamentares mais votados pela população na Câmara e no Senado, além das categorias Clima e Sustentabilidade, Apoio à Indústria e Cidades Inteligentes

Considerada a premiação mais relevante no cenário político brasileiro, o Prêmio Congresso em Foco é realizado desde 2006 com o objetivo de promover boas práticas e destacar os melhores do parlamento brasileiro. A votação popular ocorreu durante o mês de julho e a revelação dos vencedores acontecerá em cerimônia no dia 29 de agosto, em Brasília, com transmissão online.

Durante o período, o público teve a oportunidade de votar online para escolher os 25 melhores deputados e 15 melhores senadores do Brasil, além dos cinco melhores por região em cada casa legislativa. O processo foi auditado internamente e externamente pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que certificou a segurança da eleição.

Em 2023, os parlamentares Duda Salabert (PDT), André Janones (Avante), Dandara (PT) e Rogério Correia (PT) figuraram entre os principais na categoria de votação popular da Câmara. Já no Senado, Cleitinho (Republicanos) esteve entre os principais votados pela população geral e pela população da região Sudeste. O senador Rodrigo Pacheco (PSD) ficou entre os mais votados pelos jornalistas. Na categoria ''Clima e Sustentabilidade'', a deputada Célia Xakriabá (Psol) ficou entre os mais votados pelo júri especializado.

Neste ano, com 41 parlamentares concorrendo ao prêmio, Minas Gerais é o segundo estado com maior número de inscritos. Veja no fim deste texto a lista dos parlamentares do estado que concorrem à premiação.

Além do voto popular, um júri especializado e um grupo de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional também elegem os melhores do ano. O júri ainda seleciona os destaques nas categorias especiais "Apoio à Indústria", "Clima e Sustentabilidade" e "Cidades Inteligentes", que têm o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e do Ibrachina.

Critérios de Elegibilidade
Todos os parlamentares do Congresso Nacional podem concorrer ao prêmio, desde que não estejam respondendo a processos de improbidade administrativa ou acusações criminais, nem tenham feito apologia à tortura, violência ou práticas contrárias ao Estado Democrático de Direito. Aqueles que faltaram a duas ou mais edições anteriores também estão excluídos.

Segundo levantamento do site Congresso em Foco, até maio deste ano, mais de cem deputados estavam sendo investigados ou eram réus criminais, e 80 respondiam por improbidade administrativa. Ao longo de suas 16 edições, o Prêmio Congresso em Foco já homenageou parlamentares de 24 partidos de diferentes orientações políticas.

 

Transmissão online do Prêmio Congresso em Foco 2024

Dia 29/08, às 19h

Link: Link


 

PARLAMENTARES DE MG APTOS A CONCORREREM AO PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO 2024

 

Senado Federal

Carlos Viana (Podemos)

Rodrigo Pacheco (PSD)


Câmara dos Deputados

Aécio Neves (PSDB)

Ana Paula Leão (PP)

Ana Pimentel (PT)

Bruno Farias (Avante)

Célia Xakriabá (Psol)

Dandara (PT)

Delegada Ione (Avante)

Delegado Marcelo Freitas (União Brasil)

Dimas Fabiano (PP)

Domingos Sávio (PL)

Dr. Frederico (Patriota)

Duda Salabert (PDT)

Emidinho Madeira (PL)

Eros Biondini (PL)

Fred Costa (Patriota)

Greyce Elias (Avante)

Hercílio Coelho Diniz (MDB)

Igor Timo (Podemos)

Lafayette de Andrada (Republicanos)

Leonardo Monteiro (PT)

Marcelo Álvaro Antônio (PL)

Miguel ngelo (PT)

Misael Varella (PSD)

Nely Aquino (Podemos)

Patrus Ananias (PT)

Paulo Abi-Ackel (PSDB)

Paulo Guedes (PT)

Pedro Aihara (Patriota)

Pinheirinho (PP)

Rafael Simoes (União Brasil)

Reginaldo Lopes (PT)

Rodrigo de Castro (União Brasil)

Rogério Correia (PT)

Rosângela Reis (PL)

Samuel Viana (PL)

Stefano Aguiar (PSD)

Weliton Prado (SD)

Zé Silva (SD)

Zé Vitor (PL)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...