Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE EXTENSÃO ALIA CIÊNCIA E PRÁTICA EM DIFERENTES AÇÕES SOBRE ALIMENTOS


Para dar dicas e orientações sobre variados alimentos e os seus processamentos, o projeto de extensão “Alimentando Conhecimentos” vem realizando, desde outubro de 2016, ações presenciais e virtuais. De palestras fora e dentro da Universidade a postagens de conscientização nas redes sociais, as ações do projeto alcançam um público diverso e crescente.

Presencialmente, já foram realizadas, por exemplo, palestras em escolas e também webinários, minicursos e ciclos de palestras ministrados por profissionais qualificados para diferentes públicos, sobre diferentes temas. Para a coordenadora do projeto e professora da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal/UFLA), Éllen Cristina de Souza, essas ações garantem o esclarecimento de dúvidas sobre as áreas de ciência dos alimentos, tecnologia de alimentos e engenharia de alimentos. “As ações auxiliam na escolha de produtos mais saudáveis e no oferecimento de informações sobre a produção ou o processamento de produtos consumidos pelas pessoas no dia a dia”, afirma.

Nas redes sociais, auxiliar nessas questões também é um dos objetivos almejados pelo projeto, que, frequentemente, realiza postagens com dados sobre alimentos industrializados e in natura. As mídias sociais do projeto também oferecem informações sobre alimentos, incluindo seus compostos bioativos e técnicas de conservação e processamento. Elas também compartilham orientações sobre higienização e boas práticas na produção de alimentos, e promovem maneiras de reduzir o desperdício alimentar.

As postagens são feitas regularmente nas plataformas de mídia, com informações acessíveis ao público não especializado, abordando temas como creatina, benefícios da tâmara e embalagens a vácuo. Para isso, a equipe do projeto, que possui bolsistas de diferentes cursos da UFLA, utiliza fontes confiáveis e conta com o apoio e orientação de profissionais especializados.

Até o momento, o projeto possui perfis no Instagram (@alimentandoconhecimentosufla), no Facebook (Alimentando Conhecimentos - UFLA) e no Linkedin (Alimentando Conhecimentos - DCA/UFLA).

Minicurso de panificação

Um exemplo de ação realizada pelo projeto é um minicurso de panificação natural, promovido em março e aberto para toda a comunidade. Foram três formulações diferentes trabalhadas pelo palestrante convidado, Fábio Claudino: pão de sal tradicional, com massa madre artesanal e com massa madre industrial.

Para a moradora de Lavras (MG) e empreendedora participante do minicurso, Flávia Souza Nogueira, a iniciativa foi uma oportunidade de aprendizado. “Eu trabalho na área e as técnicas que estavam faltando eu consegui aprender. Além disso, pude entender todos os processos, porque tivemos contato com pessoas da área de química e da microbiologia, então foi muito importante para mim”, observa.

Popularização da ciência
Para tornar o conhecimento científico ainda mais acessível para todos, o projeto também divulga, com linguagem acessível, resultados de pesquisas produzidas no Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA/UFLA).

Além disso, a iniciativa produz materiais como cartilhas didáticas para a população. Recentemente, por exemplo, foi disponibilizada, de forma on-line e gratuita, a cartilha “Interação Alimento X Medicamento”, que aborda interações entre moléculas de alimentos e moléculas de medicamentos, algo que pode aumentar ou diminuir os efeitos de alguns remédios.

Além da professora Éllen Souza e dos bolsistas de graduação, a equipe do projeto é composta por docentes e técnicos do DCA, além de membros externos ligados à indústria de alimentos.

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...