Pular para o conteúdo principal

REITOR DA UFLA CUMPRE AGENDA EM BRASÍLIA


Com agenda externa de 20 a 23/8, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, participou de reuniões para viabilizar recursos e soluções para os câmpus de Lavras e de São Sebastião do Paraíso. Em Brasília, nos dias 21 e 22, participou da 174ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e de uma agenda complementar no Ministério da Educação, na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e na Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Na sexta-feira (23/8), a agenda foi em Belo Horizonte, para cerimônia de homenagem ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A cerimônia foi promovida pelo Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante o evento, foi destacada a importância das emendas parlamentares destinadas em 2023 por Rodrigo Pacheco, fundamentais para a manutenção e modernização das universidades federais em Minas Gerais, mas que foram incluídas no contingenciamento. A cerimônia, realizada no Conservatório da UFMG, contou com a presença de outras autoridades acadêmicas e políticas, reforçando a relevância do apoio ao desenvolvimento da educação de qualidade no País.

Reuniões em Brasília
Na Andifes, a mesa central teve como tema as políticas de promoção da igualdade étnica, e a atuação das comissões de heteroidentificação das universidades federais. Entre outras pautas, a situação orçamentária das instituições com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC) e a Estruturação do Fundo Patrimonial dos Museus Brasileiros (FPMB) e a estruturação dos museus universitários.

Novo modelo educacional
No MEC, o professor Scolforo se reuniu com Adilson Santana de Carvalho, secretário substituto da Secretaria de Ensino Superior (Sesu), para apresentar um projeto de modernização do modelo de ensino superior, sobretudo para o período noturno, com ênfase na atração e permanência dos estudantes. A ideia é ganhar o apoio para a proposição de cursos com uma abordagem inovadora, que sejam capazes de capacitar os profissionais para as demandas da região e do País e que tragam verdadeiro impacto na transformação social das pessoas. “O modelo educacional precisa ser reformulado e a UFLA pode ser protagonista nesta questão, servindo de modelo para a transformação”, considerou.

Situação orçamentária
O déficit orçamentário da UFLA, preocupação que tem sido primordial na agenda interna e externa do reitor, também foi tema de reunião com Aldous Pereira Albuquerque, coordenador-geral de Planejamento e Orçamento. Na oportunidade, Scolforo reforçou as necessidades mais urgentes e apresentou os projetos que estão sendo idealizados para o próximo ano, os quais demandam uma situação orçamentária equilibrada para garantir os avanços que a Instituição é capaz de alcançar.
 
Hospital Universitário
O reitor participou de uma reunião na Ebserh, com o vice-presidente, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, avançando no planejamento e na formalização do contrato de gestão do Hospital Universitário da UFLA (HU-UFLA). Durante a reunião, foram discutidas as áreas de atuação do hospital, o cronograma das obras e o financiamento necessário para o funcionamento do HU-UFLA, que será voltado ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quando estiver em operação.

Cooperação internacional
O reitor também participou de uma reunião na Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com o coordenador-geral de Cooperação Técnica - África, Ásia e Oceania, Nelci Peres Caixeta, quando foram discutidos os projetos da UFLA em andamento e a pocibilidade de expansão. A Universidade, reconhecida como referência em agregação de valor aos produtos do agronegócio, busca ampliar e aprimorar essas iniciativas, fortalecendo ainda mais sua atuação internacional nesses continentes.
 
*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...