Pular para o conteúdo principal

REITOR DA UFLA CUMPRE AGENDA EM BRASÍLIA


Com agenda externa de 20 a 23/8, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, participou de reuniões para viabilizar recursos e soluções para os câmpus de Lavras e de São Sebastião do Paraíso. Em Brasília, nos dias 21 e 22, participou da 174ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e de uma agenda complementar no Ministério da Educação, na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e na Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Na sexta-feira (23/8), a agenda foi em Belo Horizonte, para cerimônia de homenagem ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A cerimônia foi promovida pelo Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante o evento, foi destacada a importância das emendas parlamentares destinadas em 2023 por Rodrigo Pacheco, fundamentais para a manutenção e modernização das universidades federais em Minas Gerais, mas que foram incluídas no contingenciamento. A cerimônia, realizada no Conservatório da UFMG, contou com a presença de outras autoridades acadêmicas e políticas, reforçando a relevância do apoio ao desenvolvimento da educação de qualidade no País.

Reuniões em Brasília
Na Andifes, a mesa central teve como tema as políticas de promoção da igualdade étnica, e a atuação das comissões de heteroidentificação das universidades federais. Entre outras pautas, a situação orçamentária das instituições com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC) e a Estruturação do Fundo Patrimonial dos Museus Brasileiros (FPMB) e a estruturação dos museus universitários.

Novo modelo educacional
No MEC, o professor Scolforo se reuniu com Adilson Santana de Carvalho, secretário substituto da Secretaria de Ensino Superior (Sesu), para apresentar um projeto de modernização do modelo de ensino superior, sobretudo para o período noturno, com ênfase na atração e permanência dos estudantes. A ideia é ganhar o apoio para a proposição de cursos com uma abordagem inovadora, que sejam capazes de capacitar os profissionais para as demandas da região e do País e que tragam verdadeiro impacto na transformação social das pessoas. “O modelo educacional precisa ser reformulado e a UFLA pode ser protagonista nesta questão, servindo de modelo para a transformação”, considerou.

Situação orçamentária
O déficit orçamentário da UFLA, preocupação que tem sido primordial na agenda interna e externa do reitor, também foi tema de reunião com Aldous Pereira Albuquerque, coordenador-geral de Planejamento e Orçamento. Na oportunidade, Scolforo reforçou as necessidades mais urgentes e apresentou os projetos que estão sendo idealizados para o próximo ano, os quais demandam uma situação orçamentária equilibrada para garantir os avanços que a Instituição é capaz de alcançar.
 
Hospital Universitário
O reitor participou de uma reunião na Ebserh, com o vice-presidente, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, avançando no planejamento e na formalização do contrato de gestão do Hospital Universitário da UFLA (HU-UFLA). Durante a reunião, foram discutidas as áreas de atuação do hospital, o cronograma das obras e o financiamento necessário para o funcionamento do HU-UFLA, que será voltado ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quando estiver em operação.

Cooperação internacional
O reitor também participou de uma reunião na Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com o coordenador-geral de Cooperação Técnica - África, Ásia e Oceania, Nelci Peres Caixeta, quando foram discutidos os projetos da UFLA em andamento e a pocibilidade de expansão. A Universidade, reconhecida como referência em agregação de valor aos produtos do agronegócio, busca ampliar e aprimorar essas iniciativas, fortalecendo ainda mais sua atuação internacional nesses continentes.
 
*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...