Pular para o conteúdo principal

UFLA RECEBE HOMENAGEM DA EPAMIG EM CERIMÔNIA QUE MARCOU SEUS 50 ANOS DE EXISTÊNCIA


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) compartilham uma história marcada por conquistas e colaboração mútua que transcende décadas. Essa parceria, fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico no campo agropecuário, foi reconhecida na cerimônia que celebrou os 50 anos da Epamig, realizada em sua sede, em Belo Horizonte, no dia 7 de agosto. A homenagem foi entregue pela presidente da Epamig, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, ao vice-reitor da UFLA, professor Jackson Antonio Barbosa.

“A homenagem à UFLA simboliza não apenas a valorização do passado, de uma trajetória de parcerias profícuas, mas também o fortalecimento de laços que continuam a impulsionar o futuro da pesquisa e inovação. A UFLA e a Epamig têm desenvolvido ao longo dos anos uma colaboração que une suas expertises em diferentes áreas da pesquisa agropecuária, potencializando seus impactos na sociedade”, considerou o professor Jackson.

Durante a cerimônia também foi prestada uma homenagem póstuma ao ex-ministro Alysson Paulinelli, ex-diretor da ESAL, hoje UFLA, visionário por trás do Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do Estado de Minas Gerais (Pipaemg), que mais tarde levaria à criação da Epamig.

A presidente destacou a importância das parcerias ao longo da trajetória da instituição. “Agradeço a cada um dos colaboradores e ex-colaboradores desta casa, aqui representados pelos colegas homenageados. Agradeço aos meus colegas de diretoria, aos parceiros de todos as horas Seapa, Emater-MG, IMA, Fapemig, universidades. Há pouco mais de um mês conseguimos, com o apoio e o empenho da Assembleia Legislativa e do Governo de Minas, a garantia de recursos do orçamento estadual para as pesquisas da Epamig, o que representa uma mudança de patamar para nossa Empresa”, enfatizou.

Sobre a Epamig e a parceria com a UFLA
Constituída como empresa pública pela Lei nº 6.310, de 8 de maio de 1974, é reconhecida pelas atividades de pesquisa agropecuária no Estado. Além da sede em Belo Horizonte, possui dois institutos de ensino e cinco unidades regionais, entre elas, a Unidade Regional Epamig Sul, localizada no câmpus da UFLA.

A infraestrutura da Epamig Sul inclui prédios com salas de pesquisadores, laboratórios especializados e uma área conhecida como subestação, onde se localiza o Campo Experimental de Lavras (Cela), estabelecido em 1993 como fazenda experimental. Este campo é especialmente importante para pesquisas em grãos, como arroz e trigo. Além disso, a unidade abriga o EcoCentro – Centro de Manejo Ecológico de Pragas e Doenças de Plantas, criado em 2000 com apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D), que apoia estudos voltados à sustentabilidade agrícola. Além disso, mantém pesquisas conjuntas nos campos e fazendas experimentais da Universidade, como o Programa mais Arroz e o Programa de Melhoramento Genético do café, com o lançamento de cultivares conjuntamente.

Os pesquisadores e a equipe técnica da Unidade desempenham um papel fundamental na qualificação de estudantes da UFLA, contribuindo significativamente para sua formação profissional. A unidade oferece bolsas de estudo aos estudantes, chegando a 420 beneficiados nos últimos 10 anos, demonstrando um compromisso contínuo com o desenvolvimento de futuros pesquisadores e profissionais do setor agropecuário. Esses esforços de orientação reforçam a sinergia entre a Epamig e a UFLA, beneficiando tanto o progresso acadêmico quanto a aplicação prática de tecnologias no campo.

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...