Pular para o conteúdo principal

ALUNOS DA ENGENHARIA CRIAM METAVERSO DO INATEL E PARTICIPAM DE APLICAÇÕES PARA O 6G


Com o avanço das tecnologias para o 6G, previstas para serem lançadas ao mercado em 2030, o Inatel mantém a vanguarda na pesquisa do novo cenário digital, onde os mundos físicos e virtual convertem. Uma das grandes inovações do xGMobile (Centro de Competência EMBRAPII Inatel em Redes 5G e 6G) é a criação de um Metaverso que permite que alunos, professores e o público em geral explorem o campus da instituição de maneira imersiva e inclusiva. Este ambiente virtual foi desenvolvido pela startup Metacare Land, criada por alunos do próprio Instituto, o que evidencia o ciclo virtuoso de oportunidades proporcionado pela Instituição aos seus estudantes.

O projeto Metaverso do Inatel não é apenas uma extensão do campus físico, mas uma representação digital de ambientes importantes, como o icônico Prédio Central, laboratórios de ponta e até mesmo a Smart Farm. Para implantação desse projeto foram pesquisadas tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e hologramas.

Danielly Gomes da Silva, especialista do xGmobile, explica que essa tecnologia permite que pessoas de qualquer parte do mundo visitem e interajam com o campus. "No ambiente do Teatro, por exemplo, qualquer professor do Inatel pode ministrar uma aula para alunos localizados em regiões distantes ou até em outro país, tornando a experiência de aprendizado muito mais imersiva e realista" defende a pesquisadora.

Essa inovação não teria sido possível sem a parceria com a Metacare, uma startup formada pelos alunos Marcos Cesar Freitas da Silva e Tales Machado Prudente. A empresa, que já se destacou na Feira Industrial do Vale da Eletrônica (Fivel) com o projeto Metacare Land, trouxe sua expertise em realidade aumentada e virtual para criar o Metaverso do Inatel, mais uma comprovação de que projetos desenvolvidos durante a graduação podem se transformar negócios de sucesso. Além de empreenderem dentro da Incubadora do Inatel, esses alunos continuam a colaborar com a instituição, em uma conexão direta entre ensino, pesquisa e mercado.

Durante o Hacktown 2024, o público teve a oportunidade de explorar o Metaverso do Inatel, conhecendo curiosidades e fatos sobre a instituição de maneira interativa. Diego Gabriel Soares Pivoto, outro especialista do xGMobile, reforça a importância dessa tecnologia: “O Metaverso é um ambiente inclusivo e diversificado, o qual permite que pessoas com diferentes necessidades especiais possam participar de atividades e experiências, que antes eram inacessíveis.”

Ao oferecer um ciclo completo que vai desde a formação acadêmica até a possibilidade de empreender e continuar colaborando com o Inatel, a Instituição vai além de preparar engenheiros, para formar criadores de tecnologia que impactam a sociedade. A criação do Metaverso é apenas um exemplo de como a tríplice hélice e a retroalimentação entre educação e mercado funcionam integradas no Instituto Nacional de Telecomunicações há décadas, com a interação entre educação, inovação e tecnologia em um só lugar.

A inclusão do Metaverso entre as principais pesquisas para a sexta geração das comunicações móveis, é um passo importante para este salto tecnológico, com a criação de espaços digitais paralelos para as pessoas trabalharem, fazerem compras ou socializarem no mundo real analógico. Toda a gama de tecnologias utilizadas no Metaverso é estudada desde a graduação nos cursos de Engenharia do Inatel e aprofundada nas pesquisas de especialização, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado. A tecnologia 6G pode ajudar a expandir o Metaverso, ao melhorar a utilização da largura de banda, a entrega de dados e a habilitação de aplicações. A 6G promete velocidades de internet 10 vezes mais rápidas que o 5G, podendo alcançar velocidades de 1 a 100 Gbps, e teoricamente 1Tbps. Esta mudança permitirá a conexão de novos utilizadores, recursos e aplicações. A 6G também pode fornecer uma taxa de dados de pico de 1.000 gigabits/s em latência inferior a 100 microssegundos. Isto significa que a 6G deve ser 100 vezes mais rápida que a sua antecessora e ter uma fiabilidade melhorada e uma cobertura de rede muito mais ampla.

Comentários

Anônimo disse…
Obrigado por repostar! - Marcos Freitas

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...