Pular para o conteúdo principal

PM DE MEIO AMBIENTE REALIZA AÇÕES PARA COIBIR PROBLEMAS AMBIENTAIS RECORRENTES EM MUNICÍPIOS MINEIROS


Na tarde desta terça feira, dia 17 de setembro, a Polícia Militar, por meio do grupamento de polícia militar de meio ambiente, recebeu informações e imagens produzidas por servidores da Secretária Municipal de Meio Ambiente de Campo Belo/MG que flagraram o condutor de uma pick-up Strada realizando a disposição irregular de resíduos sólidos em terreno situado às margens da Rodovia MGC-369.

Imediatamente, a equipe policial iniciou deslocamento, contudo em determinado ponto da Rodovia MGC-369, os militares flagraram um cidadão realizando a queima de resíduos sólidos diversos a céu aberto. Ante o risco que a conduta pudesse evoluir para incêndio florestal, uma vez a queima ocorria muito próxima de vegetação seca, a guarnição determinou que as chamas fossem debeladas. Na oportunidade, foram tomadas as providências cabíveis afetas ao cometimento da infração ambiental.

Posteriormente, os policiais deslocaram ao local de acionamento, onde constataram o lançamento irregular de resíduos sólidos diversos, tais como: pedaços de isopor, madeira, resíduos de jardinagem, mangueira, entre outros. Diante dos fatos constatados e das informações colhidas, foram aplicadas as medidas administrativas, inclusive, o veículo utilizado para transportar o material foi apreendido. 

Oportunamente, os militares constataram naquele local a disposição final ambientalmente inadequada de quantidade considerável de resíduos sólidos de naturezas diversas, inclusive, havia carcaças bovinas em estágio avançado de putrefação. Visando evitar a prática de tais condutas nocivas ao meio ambiente que dão origem a verdadeiros “bota-fora”, não só a Polícia Militar bem como servidores públicos municipais têm monitorado áreas como essas, a fim de coibir o descarte irregular de resíduos.

Tanto a queima quanto a destinação inadequada de resíduos sólidos configuram infrações ambientais, pois além de prejudicar o meio ambiente trazem risco à saúde pública, devido à emissão de fumaça e atração de animais peçonhentos, insetos e ratos, portanto tais condutas são punidas com multas cujo valor base supera R$6.500,00, empreendimentos estão sujeitos a multas de valores ainda maiores.

A polícia esclarece que vários incêndios florestais são iniciados pela queima de resíduos sólidos ou o uso do fogo para limpeza de lotes ou áreas de lavoura. Em virtude do clima seco devido ao longo período de estiagem somado a ação do vento, as pessoas perdem o controle do fogo, o que dá origem aos grandes incêndios florestais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...