Pular para o conteúdo principal

CONDENADOS POR AGRESSÕES A MULHERES EM EXTREMA PARTICIPAM DE CURSO DE REEDUCAÇÃO

Objetivo é sensibilizar autores dos crimes e quebrar o ciclo da violência

Agressores condenados ou que respondem a processos em liberdade por violência contra a mulher, em Extrema, no Sul de Minas Gerais, agora serão obrigados, pela Justiça, a participar de um curso de reeducação com o objetivo de evitar novos atos violentos contra mulheres e meninas.

A iniciativa faz parte do projeto Recomeços, que é resultado de uma parceria entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) - por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Extrema, do Poder Judiciário e da Prefeitura do Município, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“O projeto Recomeços tem por finalidade encaminhar agressores de mulheres para encontros com profissionais capacitados, como uma condição para a liberdade provisória, quando não forem preenchidos os requisitos da prisão preventiva”, esclarece o promotor de Justiça Wagner Rodrigues Dionízio. Ele informa que a capacitação se deu com o apoio do município, que destacou servidores para a realização do projeto, e do Conselho de Segurança Pública local.

De acordo com a promotora de Justiça Rogéria Cristina Leme, idealizadora do projeto, a participação no curso será uma obrigação imposta pela Justiça na condenação dos agressores. “Além da pena de reclusão, o Judiciário também determinará a frequência dos condenados nessas aulas”, explica Rogéria.

Conforme Dionízio informa, os encontros serão realizados em local definido pelo município, por profissionais capacitados para esse tipo de atendimento, num mínimo de 6 e num máximo de 18 sessões, com temáticas pre-estabelecidas, abordadas para sensibilizar e quebrar o ciclo de violência.

Segundo Rogéria, outras experiências semelhantes em andamento no país já se mostraram eficazes no combate à violência contra a mulher. “Quem participa desse tipo de reeducação não volta a cometer crimes”, afirma. Durante evento de lançamento do projeto, Rogéria destaca que a violência contra a mulher precisa ser enfrentada por meio de diferentes vias, seja na repressão dos agressores ou na prevenção do crime, a fim de impedir a propagação do sexismo.

De acordo com informações da Prefeitura de Extrema, a metodologia utilizada no projeto foi desenvolvida pelo psicólogo social na comarca de Santo André, Flávio Urra, que durante 10 encontros esteve no município para capacitar profissionais da Secretaria de Assistência Social. “O projeto tem o fundamento e o objetivo de desconstruir o machismo e a cultura patriarcal existente hoje na nossa sociedade”, comentou o Gerente de Proteção Social Especial, Vinícius Neves

O lançamento do projeto e o encerramento da capacitação dos profissionais ocorreram durante a campanha Agosto Lilás, em Extrema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...