Pular para o conteúdo principal

COPASA AUMENTA PRODUÇÃO DE ÁGUA EM LAVRAS


A Copasa está em movimento em Lavras e dá mais um importante passo nas ações de enfrentamento ao longo período de estiagem que afeta não só a cidade, como todo o Estado de Minas Gerais.

Na cidade do Sul de Minas, a falta de chuvas tem afetado a vazão dos mananciais, especialmente nos córregos Água Limpa e Santa Cruz, utilizados como fontes de captação de água, provocando oscilações no sistema de abastecimento.

No entanto, com uma soma de esforços, mesmo em meio a esse período de escassez hídrica, a empresa conseguiu ampliar em mais de 2,2 milhões de litros a sua capacidade de produção de água, reforçando assim o abastecimento aos moradores do município.

Isso foi possível graças à conclusão da interligação da adutora de água bruta que conecta a captação Rio Grande à Estação de Tratamento de Água (ETA), como também à perfuração de poços profundos, onde um deles já se encontra em plena operação. Outros poços continuam sendo perfurados na cidade, o que significa uma probabilidade de que o volume de água produzido possa aumentar ainda mais.

Sobre a interligação, é importante dizer que ela faz parte da primeira etapa das obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Lavras, onde somente nesta etapa a empresa investiu cerca de R$ 23 milhões.

Plano de Manobras e Caminhões-pipa
Até que o sistema de abastecimento de água esteja restabelecido, a Copasa também manterá em vigor o seu Plano de Manobras, como forma de minimizar as oscilações no abastecimento que ainda podem ocorrer. O plano divide a cidade em setores, garantindo que todos os bairros possam ser abastecidos, ainda que em momentos alternados.

Além disso, a frota de caminhões-pipa continuará disponível na cidade reforçando o abastecimento, principalmente para clientes prioritários, como escolas, hospitais, creches, asilos, entre outros. Esses veículos também estão sendo utilizados para reforçar os reservatórios da Companhia em diversos pontos de Lavras, permitindo a distribuição de água pelas tubulações aos bairros da cidade.

E, para garantir a eficiência destas operações, a Copasa realiza um monitoramento contínuo e, caso seja identificada alguma área com dificuldades de abastecimento, equipes técnicas são acionadas para solucionar o problema de forma ágil.

A Copasa orienta ainda que os clientes que estiverem com algum problema relacionado ao abastecimento de água em Lavras ou necessitarem de mais informações sobre o serviço, que entrem em contato diretamente com a empresa, informando o endereço completo, para que as equipes técnicas possam avaliar a situação pontualmente e adotar todas as medidas necessárias o mais breve possível.

Além da Agência de Atendimento Local, eles também podem contar com a Agência Móvel da Copasa, bem como com o atendimento facilitado por meio dos canais de relacionamento. São eles:

• Agência Virtual no site www.copasa.com.br;
• Aplicativo Copasa Digital;
• Webchat no site;
• WhatsApp (31) 99770 7000 (funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados – excetos nacionais, das 8h às 12h);
• Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115, disponível 24 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...