Pular para o conteúdo principal

POÇOS DE CALDAS VAI RECEBER A RAINHA DO CONGO, DIAMBI KABATUSUILA


Poços de Caldas vai receber, de 18 a 20 de novembro, a rainha do Congo, Diambi Kabatusuila. Ela estará na cidade para um encontro intercultural com as comunidades afroancestrais e adeptos das religiões de matriz africana.

Na última semana, uma reunião no gabinete do vice-prefeito Júlio César de Freitas afinou os preparativos e planejamento para a chegada da soberana. O encontro teve por objetivo detalhar a programação da rainha em solo poços-caldense, junto à sua equipe. Participaram os secretários municipais de Cultura, Gustavo Dutra, e de Turismo, Israel Sousa Pereira, a presidente da Associação Afro Ancestral de Poços de Caldas, Ana Maria de Paula Cruz e a coordenadora do Museu Histórico e Geográfico, Nanci de Moraes.

A rainha chega à cidade no dia 18 de novembro e será recepcionada na Associação Afro Ancestral. “Estamos em contato com a assessoria da rainha desde 2022, passamos todo o ano de 2023 nesta conversa. Ela vem para conhecer o trabalho da Associação”, informa Mãe Ana de Iansã, zeladora da Umbanda com o Terreiro do Caboclo Pedra Branca e presidente da Associação Afro Ancestral.

Na sequência, a rainha Diambi Kabatusuila, será recepcionada na Prefeitura e na Câmara Municipal e visita o Museu Histórico e Geográfico.

Durante sua passagem por Poços de Caldas, a rainha acompanha apresentações artísticas de capoeira, participa de programa de TV, visita pontos turísticos como os mirantes Santa Rita e São José, ministra palestra na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) campus Poços de Caldas e conhece o cotidiano do terreiro junto à Associação Afro Ancestral.

“É uma visita diplomática de grande relevância para o município, além da importância cultural e histórica. É uma honra poder receber a rainha e estamos muito ansiosos pelas trocas culturais que virão desse encontro”, destaca o vice-prefeito, Júlio César de Freitas. A rainha desenvolve um importante trabalho humanitário e vai poder vivenciar as ações sociais da Associação Afro Ancestral, além do intercâmbio cultural.

A rainha Diambi Kabatusuila Diambi Mukalengna Mukaji wa Nkashama (Rainha da Ordem do Leopardo) foi coroada como Rainha Ordem do Leopardo do Povo Bena Tshiyamba de Bakwa Indu, da região central de Kasaï, na República Democrática do Congo, em 2016. Desde que assumiu a responsabilidade pelo seu povo tem percorrido vários países para falar sobre a necessidade de “restaurar uma identidade africana adequada e sã” e para tal, defende que é preciso uma reconciliação dos africanos e dos afrodescendentes com a sua verdadeira história.

O Congo faz parte do grupo de países africanos de etnia bantu. Os bantus foram os primeiros africanos que pisaram no solo brasileiro na época da colonização e foram de suma importância para a nossa identidade cultural, pois eles contribuíram na formação do samba, na culinária, na linguagem, nos Candomblés de etnia bantu, nos cultos aos ancestrais e nas práticas medicinais e ritualísticas que favoreceram o nascimento da Umbanda.

A rainha Diambi Kabatusuila foi coroada como a governante do povo Bena Tshiyamba de Bakwa Indu, da região central de Kasaï, parte do antigo Império Luba, na República Democrática do Congo, em 31 de agosto de 2016. Agora detém o título de Diambi Mukalenga Mukaji Wa Nkashama (Rainha da Ordem do Leopardo). Em Kinshasa, capital e maior cidade da República Democrática do Congo, ela faz parte da Associação de Autoridades Tradicionais e Consuetudinárias do Congo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...