Pular para o conteúdo principal

SENAC X RETORNA A LAVRAS COM MARATONA DE INOVAÇÃO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO


A cidade de Lavras será palco da terceira edição do Senac X, o Programa de Negócios Disruptivos do Senac em Minas. O evento, que ocorrerá de 21 a 26 de outubro no Parque Tecnológico da Universidade Federal de Lavras (UFLA), é uma maratona de inovação que desafia estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade a desenvolverem soluções criativas para problemas reais do mercado, com o auxílio de mentores e empresários da região.

Nesta edição, o projeto conta com uma série de melhorias em relação à edição anterior, realizada em 2023. Além de uma maior carga horária e mais empresários locais participando como mentores, os alunos receberão o certificado de Aperfeiçoamento em Senac X: Programas de Negócios Disruptivos. O evento também ampliou sua abrangência, alcançando todas as escolas públicas de Lavras e contando com cerca de 160 alunos participantes, selecionados ao longo do último mês.

“Queremos formar talentos prontos para enfrentar os desafios do mercado, onde a inovação é um diferencial competitivo. O Senac X tem como objetivo principal capacitar jovens para o mundo do trabalho, com foco na inovação e transformação digital, competências essenciais para a Revolução 4.0.”, destaca Madelon Bueno, diretora do Senac em Lavras, que integra o Sistema Fecomércio MG.

Este ano, o evento contará com a participação de profissionais de destaque, como Rennan Campos, líder do Word Creativity Day, Rafaela Brandão da YouX, além de especialistas como Lara Cúria e Julia Amorim, da Soul Comunica, Gilmara Canestri, do Instituto Jovens Brilhantes, e Michelle Barreto, da Fagammom, além de docentes e especialistas do Senac de todo o estado.

Dores dos negócios locais se transformam em habilidades para o futuro
O evento utiliza dores e problemáticas reais identificadas pelos comerciantes de Lavras, tais como a necessidade de melhorar a qualidade e eficiência dos serviços, como pontos de partida para os desafios lançados aos estudantes. Os participantes, então, devem contribuir com ideias inovadoras que possam ser aplicadas diretamente no contexto local.

O Senac X adota uma abordagem educacional inovadora, colocando os alunos como protagonistas em um processo de aprendizado baseado em experiências práticas. As metodologias adotadas fomentam o pensamento crítico e colaborativo, capacitando os jovens para enfrentar os desafios do mercado local e melhorar a competitividade do comércio de bens, serviços e turismo da região. Para o desenvolvimento das ideias, ao longo da maratona, os estudantes trabalham com ferramentas tecnológicas e digitais, e contam com notebooks e materiais específicos para o desenvolvimento de soluções.

Chegando a sua terceira edição consecutiva, o Senac X gerou impactos concretos no comércio local. Soluções desenvolvidas pelos estudantes nas edições anteriores foram parcialmente implementadas por empresários locais para a melhoria dos fluxos de atendimento e serviços dos negócios. Alunos que passaram pelo programa também foram contratados para trabalhar ou continuar a jornada de capacitação em inovação com bolsas em empresas parceiras.

“O Senac X, com sua proposta disruptiva, segue reforçando a missão do Senac em Minas de promover uma educação profissional de qualidade, alinhada às demandas empresariais e sociais, além de impulsionar a inovação e a sustentabilidade no cenário educacional e comercial de Lavras”, finaliza Madelon Bueno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...