Pular para o conteúdo principal

DIA D DA MULTIVACINAÇÃO MOVIMENTA UNIDADES DE SAÚDE NO SUL DE MINAS

Mais um Dia D alertou a população para os cuidados com a saúde, neste mês. Após o sucesso da mobilização realizada em torno do Dia D das Arboviroses, ocorrido no dia 9/11, desta vez o que trouxe o cidadão sul mineiro às Unidades de Saúde, no sábado, 23/11, foi a Campanha Estadual de Multivacinação - Vacina Mais Minas. A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, juntamente com seus 50 municípios de abrangência, incentivou a população da região a atualizar os cartões de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

A Campanha teve início dia 4/11, e se estenderá até dia 29/11, promovendo, além da aplicação de vacinas nas Unidades de Saúde, a estratégia de vacinação extramuros – ou seja, fora e além das salas de vacinação tradicionais, como em escolas e nos vacimóveis - vans adaptadas para serem um pequeno centro de vacinação itinerante, equipado com toda estrutura adequada para que as equipes de vacinação realizem seu trabalho com eficiência e segurança.

Foto: Tânia Corrêa / SRS Varginha



As vacinas ofertadas no Dia D foram todas as que compõem o Calendário Nacional de Vacinação e as vacinas de campanha, como a da covid-19. Em Varginha, a Central Municipal de Vacinação se preparou para receber a população e atualizar o maior número de cartões do público-alvo, que pôde interagir com o Zé Gotinha, ganhar balões, além de participar de atividades lúdicas, como desenhos para colorir e brincadeiras no local, preparado para receber crianças e adolescentes.

Josianne Dias Gusmão, coordenadora Estadual de Imunização, esteve presente em Varginha, acompanhando o Dia D na Central Municipal, além de percorrer outras Unidades de Saúde do município. “Esse dia é muito importante para chamar a atenção de toda a população para os benefícios da vacinação. Hoje, o foco são os menores de 15 anos, mas as vacinas estão disponibilizadas de forma gratuita, para todos os ciclos de vida, nas Unidades de Saúde”, lembrou.

Além da coordenadora, estiveram presentes no Dia D em Varginha o superintendente Regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, e a referência técnica do Programa de Imunização na SRS, Poliana Pereira. Segundo Luiz Paulo, é “oportuno reforçar que a vacinação é considerada uma das ações mais eficazes e de melhor custo-benefício que existem para a saúde coletiva, tendo como exemplos marcantes a erradicação da varíola, a eliminação da pólio, do sarampo e da rubéola”, frisou.

Foto: Tânia Corrêa / SRS Varginha

Segundo a referência técnica do Programa de Imunizações, na SRS, Poliana Pereira, todos os municípios do território de abrangência da SRS Varginha se mobilizaram para o Dia D de Vacinação, contando com equipes capacitadas e realizando importantes ações de vacinação nas salas de vacinas municipais, além de ações extramuros. “São estas estratégias que permitem a ampliação do acesso da população à vacinação, contribuindo, assim, para o aumento das coberturas vacinais e prevenção da transmissão de doenças nos municípios mineiros”, concluiu.

Por Tânia Corrêa, da assessoria da SRS Varginha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...