Pular para o conteúdo principal

DIA D DA MULTIVACINAÇÃO MOVIMENTA UNIDADES DE SAÚDE NO SUL DE MINAS

Mais um Dia D alertou a população para os cuidados com a saúde, neste mês. Após o sucesso da mobilização realizada em torno do Dia D das Arboviroses, ocorrido no dia 9/11, desta vez o que trouxe o cidadão sul mineiro às Unidades de Saúde, no sábado, 23/11, foi a Campanha Estadual de Multivacinação - Vacina Mais Minas. A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, juntamente com seus 50 municípios de abrangência, incentivou a população da região a atualizar os cartões de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

A Campanha teve início dia 4/11, e se estenderá até dia 29/11, promovendo, além da aplicação de vacinas nas Unidades de Saúde, a estratégia de vacinação extramuros – ou seja, fora e além das salas de vacinação tradicionais, como em escolas e nos vacimóveis - vans adaptadas para serem um pequeno centro de vacinação itinerante, equipado com toda estrutura adequada para que as equipes de vacinação realizem seu trabalho com eficiência e segurança.

Foto: Tânia Corrêa / SRS Varginha



As vacinas ofertadas no Dia D foram todas as que compõem o Calendário Nacional de Vacinação e as vacinas de campanha, como a da covid-19. Em Varginha, a Central Municipal de Vacinação se preparou para receber a população e atualizar o maior número de cartões do público-alvo, que pôde interagir com o Zé Gotinha, ganhar balões, além de participar de atividades lúdicas, como desenhos para colorir e brincadeiras no local, preparado para receber crianças e adolescentes.

Josianne Dias Gusmão, coordenadora Estadual de Imunização, esteve presente em Varginha, acompanhando o Dia D na Central Municipal, além de percorrer outras Unidades de Saúde do município. “Esse dia é muito importante para chamar a atenção de toda a população para os benefícios da vacinação. Hoje, o foco são os menores de 15 anos, mas as vacinas estão disponibilizadas de forma gratuita, para todos os ciclos de vida, nas Unidades de Saúde”, lembrou.

Além da coordenadora, estiveram presentes no Dia D em Varginha o superintendente Regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, e a referência técnica do Programa de Imunização na SRS, Poliana Pereira. Segundo Luiz Paulo, é “oportuno reforçar que a vacinação é considerada uma das ações mais eficazes e de melhor custo-benefício que existem para a saúde coletiva, tendo como exemplos marcantes a erradicação da varíola, a eliminação da pólio, do sarampo e da rubéola”, frisou.

Foto: Tânia Corrêa / SRS Varginha

Segundo a referência técnica do Programa de Imunizações, na SRS, Poliana Pereira, todos os municípios do território de abrangência da SRS Varginha se mobilizaram para o Dia D de Vacinação, contando com equipes capacitadas e realizando importantes ações de vacinação nas salas de vacinas municipais, além de ações extramuros. “São estas estratégias que permitem a ampliação do acesso da população à vacinação, contribuindo, assim, para o aumento das coberturas vacinais e prevenção da transmissão de doenças nos municípios mineiros”, concluiu.

Por Tânia Corrêa, da assessoria da SRS Varginha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...