Pular para o conteúdo principal

FISCALIZAÇÃO DO TCEMG ENCONTRA EQUIPAMENTOS HOSPITALARES NÃO UTILIZADOS


Os auditores do Tribunal de Contas continuam a ação de fiscalização em unidades públicas de saúde em todo o estado. A Fiscalização Ordenada na Saúde tem por objetivo avaliar a qualidade do serviço prestado na saúde pública, utilizada por 70% dos mineiros. No balanço das ações desta terça-feira (05/11), até às 17h, os servidores do Tribunal encontraram diversos equipamentos médico-hospitalares, como ventilador, eletrocautério, incubadora para recém-nascidos e cardiotocógrafo, que não eram utilizados pelas unidades, sejam por estarem quebrados ou serem obsoletos. Além disso, em 93% dos hospitais e UPAs visitados, a escala de jornada de trabalho dos médicos não estava em local acessível ao público.

Os analistas do TCEMG vistoriaram 27 unidades de saúde em todas as regiões do estado. Outros pontos críticos encontrados foram acondicionamento equivocado de resíduos sólidos, medicamentos vencidos e controle manual (folha de ponto) de frequência dos médicos. Em 90% das unidades visitadas não há relatórios gerenciais acerca do tempo médio de espera do usuário para ser atendido. Já em 80%, não há divulgação para os pacientes das especialidades médicas ofertadas pela UPA ou hospital.

Em Frutal, no Hospital Municipal Frei Gabriel, o eletrocautério e o ventilador não estão sendo utilizados, devido à falta de contrato de manutenção. Já no Hospital Deraldo Guimarães, em Almenara, a incubadora de recém-nascidos não está sendo utilizada, e se encontrava no corredor do segundo pavimento. Em Unaí, no Hospital Municipal Doutor Joaquim Brochado, o cardiotocógrafo encontrado foi considerado obsoleto. Já no Hospital Regional de Bocaiúva, a ambulância encontrada estava em condições precárias.
Já nos hospitais de Itabira (Hospital Nossa Senhora das Dores) e de Januária (Hospital Municipal), os auditores do Tribunal encontraram macas com pacientes pelos corredores das unidades. Nenhum dos equipamentos hospitalares vistoriados até às 17h desta terça-feira tinham o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vigente.

Operação
Com mais de 100 servidores envolvidos, o TCE está presente, de forma simultânea, em diversos municípios, fiscalizando unidades de saúde em todo o estado. Da sede do Tribunal de Contas, uma equipe recebe, em tempo real, todas as informações relacionadas aos itens de fiscalização, que serão encaminhadas pelos auditores.

Para selecionar as instituições fiscalizadas foram utilizados critérios como o número de óbitos em proporção às internações e quantidade de médicos em relação aos atendimentos.

A partir do momento que o auditor detectar alguma irregularidade, de dentro do hospital ele preenche um questionário eletrônico, que automaticamente é encaminhado a uma sala de controle montada no TCE mineiro.

Confira, abaixo, as unidades fiscalizadas nesta terça-feira (05/11).

Almenara – Hospital Deraldo Guimarães
Diamantina – Santa Casa de Caridade
Belo Horizonte – UPA Centro-Sul
Belo Horizonte – UPA Leste
Conceição do Mato Dentro – UPA Dr. Juvêncio Guimarães
Contagem – UPA JK – Eldorado – Geraldo Pinto Vieira
Unaí – Hospital Municipal Dr. Joaquim Brochado
Bocaiúva – Hospital Regional de Boicaiúva Dr. Gil Alves
Grão Mongol – Hospital Fundação Santo Antônio
Frutal – Hospital Municipal Frei Gabriel
Mantena – Hospital São Vicente de Paulo
Santa Maria do Suaçuí – Hospital Santa Maria Eterna
Muriaé – UPA 24h Dr. Fernando Rodrigues Lauriano
Itabira - Hospital Nossa Senhora das Dores
Sete Lagoas - Hospital Municipal Monsenhor Flávio Damato
Sete Lagoas - UPA Dr. Juvenal Paiva
Januária - Hospital Municipal de Januária
Formiga - UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Formiga
Itajubá - Hospital de Clínicas Itajubá
São Lourenço - Casa de Caridade de São Lourenço
São Sebastião do Paraíso - UPA – Unidade de Pronto Atendimento
Varginha - Hospital Bom Pastor
Ituiutaba - Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Ituiutaba Upami
Aimorés - Hospital São José e São Camilo
Ipatinga - UPA José Isabel de Nascimento
Juiz de Fora - HPS Dr. Mozart Geraldo Teixeira
Manhumirim - Hospital Padre Júlio Maria
Veja, abaixo, fotos das fiscalizações

Comentários

Anônimo disse…
Um ponto importante e crucial seria acabar com a burocracia que se tem para usar os serviços hospitalares, principalmente aqueles que são conveniados a rede pública, SUS ONDE NÃO HA informações precisas de horários e marcação de consultas. Assim como houve auditoria de hospitais que foi encontrado diversos equipamentos sem uso ou encostados( pq isso não reflete e nem resolve problema algum de dificuldades dos pacienes que usam rede pública, deveria haver uma sindicancia para amenizar o sofrimento da população, sem contar a má vontade dos atendentes na rede pública. E não há órgão algum para amparar os usuários. Tipo assim é o que tem e tá bom demais. E não é assim, afinal o salário desses saem do bolso da população.

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...