Pular para o conteúdo principal

NATAL DA MINEIRIDADE DEVE ATRAIR MAIS DE 130 MIL PESSOAS NO SUL DE MINAS

Programações das festas estão cheias de atrações de dança, música e artes para os moradores locais e turistas
Natal da Mineiridade em Lavras 

Luzes, sons e muita arte estarão espalhados por alguns dos mais belos cenários de Minas. É o Natal da Mineiridade que pretende levar mais brilho para as ruas e ladeiras das cidades mineiras neste fim de ano. Com patrocínio da Cemig, estão previstas diversas atrações em Passos, Guaxupé, Lavras, São Lourenço e Gonçalves e em mais 20 municípios de todas as regiões do Estado, que juntas devem atrair cerca de 130 mil espectadores durante todo o período natalino. Os projetos foram contemplados por meio de editais de seleção. Ao todo, a Cemig investiu R$ 10 milhões, aproximadamente, nas festividades na capital e no interior.


“O Natal da Mineiridade é uma oportunidade que temos de celebrar as festas de fim de ano exaltando a cultura e as tradições de nosso Estado. A Cemig tem muito orgulho de patrocinar as diversas programações na capital e demais regiões, colaborando para o incremento das economias locais, gerando mais empregos e renda para o setor cultural, para o turismo e para o comércio, cumprindo o nosso compromisso de sermos indutores do desenvolvimento de Minas Gerais”, afirma a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira.

Passos
Neste sábado (7/12), foi aberto o Natal Avenida da Moda, em Passos. A programação conta com Casinha de Cristal do Papai Noel, com direito a Museu Audiovisual da Mineiridade; Concurso Gastronômico; corais; música, feiras, teatro e a tradicional Parada de Natal com a chegada do bom velhinho. Cerca de 50 mil pessoas devem comparecer aos eventos.

De acordo com Erica Simas, da Casa Macota, e Matheus Baltazar, da Chronos, o evento tem como prioridade “a valorização dos artistas locais e do patrimônio material e imaterial mineiro, a geração de emprego e renda, o fomento do comércio e o fortalecimento do turismo, além de ações sociais em parceria com Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar de Minas Gerais, tudo isso embasado no que Minas saber fazer de melhor, recepcionar.”

São Lourenço
A partir do dia 14 de dezembro, a charmosa cidade de São Lourenço, no Sul de Minas, dará início à 7ª edição do Natal das Águas. Com uma extensa programação cultural, rica e diversificada, a festa promete atrair visitantes de todas as partes, celebrando a magia do Natal e a cultura mineira.

As atividades ocorrerão no Parque das Águas, Praça João Lage, Igreja Matriz e Praça da Estação. Todas as ações são gratuitas e a programação completa pode ser acessada no site www.nataldasaguas.com.br.

Gonçalves
De 22 a 29 de dezembro, o charmoso município de Gonçalves celebra pelo segundo ano consecutivo o “Natal por Várias Mãos”, decorando a cidade com símbolos natalinos, criados junto a artesãos locais. “Uma Gonçalves iluminada, criativa e sustentável” é o mote de todas as ações da programação, que inclui apresentação de corais, cortejos de perna de pau, noite de viola, teatro e contação de histórias para todas as idades, Lira Nossa das Senhora das Dores e os tradicionais desfiles dos carros de boi e Congada de São Benedito, patrimônios imateriais de Gonçalves.

A pequena e charmosa cidade da Serra da Mantiqueira recebe ao longo do ano milhares de turistas que são atraídos pelas temperaturas mais amenas, natureza exuberante, gastronomia e empreendimentos de lazer. O Natal vem se tornando mais uma das atrações do município. Neste ano, os eventos devem atrair 10 mil pessoas, o dobro do número de habitantes.

Show de luzes em Guaxupé
Em Guaxupé, a programação já começou, com iluminação de diversos pontos da cidade, com Árvores de até 15 metros de altura e presépios em tamanho natural. O “Natal de Luz” ainda prevê apresentações culturais, cortejos de Folias de Reis, shows de música e concursos para um público estimado em 20 mil pessoas.

Lavras e o Natal dos Sonhos
A cidade de Lavras, também no Sul de Minas, realiza o “Natal dos Sonhos”, com decorações especiais e atividades culturais, buscando oferecer momentos para curtir com a família e amigos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...