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PROJETO DE VARGINHA CONQUISTA O 1° LUGAR NA CATEGORIA I DO PRÊMIO NACIONAL LIGA STEAM

Projeto de reciclagem de resíduos de bananeira. Iniciativa liderada pela professora Sabrina Aparecida Pereira, promoveu conscientização ambiental dos alunos para reduzir impactos climáticos

 

O projeto “Bananeira sustentável: criando soluções para valorizar os resíduos agrícolas e amenizar os efeitos da mudança climática”, liderado pela professora Sabrina Aparecida Pereira, do CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Professora Ariadna Balbino Gambogi, de Varginha (MG), é o grande vencedor do Prêmio Nacional Liga STEAM 2024, na categoria Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. “Ao estudar os resíduos de bananeira, os alunos descobriram inúmeras possibilidades de utilização do material, como embalagens feitas com folhas da planta, minicomposteira, minidigestor e papel artesanal, todos construídos pelas próprias crianças”, conta a professora Sabrina.
 

O projeto vencedor receberá um prêmio de R$ 25 mil reais, sendo R$ 10 mil para a professora responsável, R$ 10 mil para a compra de equipamentos ou benfeitorias para a escola e R$ 5 mil para a premiação da turma que realizou o projeto. A premiação dos estudantes poderá ser utilizada para compra de equipamentos, realização de benfeitorias na unidade escolar, organização de visitas técnicas ou recreativas, entre outras possibilidades, em consonância com a escola.
 

O trabalho dos estudantes de Varginha partiu do tema norteador do Prêmio Liga STEAM 2024: “Pensar agora nos limites do planeta é BOM PRO MUNDO”. A professora Sabrina tinha confiança na capacidade de sua turma da Educação Infantil em realizar um bom projeto, mas ela foi surpreendida com a motivação e a criatividade dos alunos diante do desafio proposto. “Apesar de pequenas, as crianças mostraram grande curiosidade e responsabilidade no aprendizado, na realização das etapas e dos protótipos, absorvendo e transmitindo muito conhecimento”, relata ela. “O projeto culminou na apresentação dos resultados e conversas informativas com familiares e a comunidade escolar.”
 

Participando pela segunda vez do Prêmio Liga STEAM, Sabrina ficou feliz com a conquista, principalmente diante da grande quantidade de trabalhos inscritos na edição 2024. No total, a edição do prêmio este ano atraiu cerca de 2.000 inscrições em todas as categorias. “Em 2023 participamos pela primeira vez e ficamos entre os 10 melhores em nossa categoria. Este ano vencemos. Pretendemos nos inscrever novamente em 2025 e continuar participando do prêmio sempre que for possível.”
 

A Liga STEAM

Realizado pela Aliança Social entre a Fundação ArcelorMittal e AVSI Brasil, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, e parceria técnica da Tríade Educacional, o prêmio é uma das iniciativas da estratégia Liga STEAM, que visa promover a adoção da abordagem educacional STEAM nas escolas brasileiras. Bastante difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido, essa abordagem integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, por meio de metodologias ativas, como o desenvolvimento de projetos para a resolução de problemas reais do dia a dia dos alunos.
 

Além do Prêmio Nacional Liga STEAM, a estratégia contempla a formação em STEAM para educadores de redes públicas de ensino, em parcerias com as Secretarias Municipais de Educação, e a criação de uma Comunidade de Educadores Liga STEAM, para torná-los referência e promotores da abordagem em suas regiões de atuação.
 

O Prêmio Nacional Liga STEAM é dividido em três categorias: (I) Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, (II) Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental e (III) Ensino Médio. Neste ano, a premiação trouxe como tema “Pensar agora nos limites do planeta é BOM PRO MUNDO”, com o foco nas mudanças climáticas. Confira a classificação final:
 

Categoria I:

  1. Professora Sabrina Aparecida Pereira - CEMEI Professora Ariadna Balbino Gambogi, de Varginha (MG) Bananeira sustentável: criando soluções para valorizar os resíduos agrícolas e amenizar os efeitos da mudança climática - Educação Infantil.
  2. Professora Fernanda Maria de Araújo Pessoa - Escola Municipal Allan Kardec, de Olinda (PE) - Mais verde e menos cinza para viver bem - 2º ano do Ensino Fundamental.
  3. Professor Bruno Henrique Passos de Jesus - Escola de Ensino Fundamental Edith Krieger Zabel, de Brusque (SC) - Guardiões das abelhas: monitorando o clima para proteger nossas colmeias - Educação Infantil.

Categoria II:

  1. Professora Mary Sonia Dutra de Alencar - Colégio Nossa Senhora do Carmo, de Parintins (AM) - Feiras verdes e mudanças climáticas: preparando-se para o futuro - 3º ano do Ensino Fundamental.
  2. Professor Fábio Henrique Cogo - Escola Estadual Professor Elias de Mello Ayres, de Piracicaba (SP) - Monitoramento climático com IoT* para otimização da produção alimentar em espaços urbanos subaproveitados - 6º ano do Ensino Fundamental. (IoT - Internet of Things)
  3. Professor Marcos Wallace Lima Sousa - Escola Municipal Santos Dumont, de Imperatriz (MA) - Revitalização do Viveiro Bacuri Verde: arborização e sustentabilidade ecológica - 8º ano do Ensino Fundamental.

Categoria III:

  1. Professor Fernando Costa Fernandes Gomes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, de Picuí (PB) - Desenvolvimento de dispositivos analógicos e/ou digitais para auxiliar no combate à escassez hídrica - 3ª série do Ensino Médio.
  2. Professora Karla Pedroza Oliveira - Colégio Estadual Paulo Freire, de Jequié (BA) - A Cidade Sol não pode ter MEDO da chuva! - 1ª série do Ensino Médio.
  3. Professor Lute Rafael de Souza - Centro de Ensino Casemiro de Abreu, de Tutóia (MA) - Green Tutys Ecobloco: produção de tijolos com vidro e entulho - 2ª série do Ensino Médio.

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