Pular para o conteúdo principal

REGIONAL DE VARGINHA VISTORIA PRIMEIROS VEÍCULOS CONTRATADOS EM MINAS PARA COMBATE AO AEDES

A macrorregião de Saúde Sul, composta por 50 municípios do sul de Minas, foi a pioneira na nova modalidade de qualificação do trabalho do combate às arboviroses (doenças como dengue, zika e chikungunya) em Minas Gerais. Por meio de iniciativa estadual, em parceria com o Consórcio de Saúde do Circuito das Águas (CIS), três veículos de Ultra Baixo Volume (UBV) foram contratados para execução do serviço de aspersão de inseticida no sul de Minas. No dia de 5 de dezembro, técnicos da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha estiveram na sede do Consórcio, em São Lourenço, para a realização da vistoria dos carros contratados.

A nova modalidade de realização de UBV, a partir da contratação de veículos terceirizados, foi possibilitada pela Resolução SES/MG nº 9590, de 19 de junho de 2024, que dispõe sobre o financiamento para a descentralização da aplicação de inseticida por meio dos Consórcios Intermunicipais de Saúde. O CIS Circuito das Águas, por atender a critérios especificados na Resolução SES/MG nº 9590, como número de municípios atendidos, foi contemplado com o repassede cerca de R$ 1,5 milhão.

Equipe da SRS Varginha realiza vistoria nos veículos contratados

Equipe da SRS Varginha realiza vistoria nos veículos contratados

O valor está sendo utilizado, dentre outras despesas relativas ao serviço, com a contratação de empresa especializada na aplicação espacial de adulticida, que é um inseticida utilizado no combate aos mosquitos adultos. O serviço contratado inclui técnicos operadores treinados para conduzir e operar o equipamento, além de três novas caminhonetes plotadas e equipadas para a realização do serviço na região.

Andrea Valadão Hijjar, do departamento de Projetos e Operações da empresa prestadora dos serviços, explica que os novos conjuntos contratados, compostos por um veículo e um equipamento de UBV veicular, são monitorados por meio de aplicativo que registra as rotas, o tempo de aplicação e a velocidade dos veículos. Para aferição dos aspersores é utilizado um equipamento importado, o DCIV, que avalia, por meio de um software, se as gotas do inseticida Cielo (imidacloprido 3% e praletrina 0,75%), preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) para as aplicações de UBV, são lançadas com tamanho ideal para atingir os mosquitos.

Equipe da SRS Varginha realiza vistoria nos veículos contratados

Equipe da SRS Varginha realiza vistoria nos veículos contratados

“Consideramos que a estratégia continuada de descentralização das ações de aplicação espacial de inseticida a UBV para controle do mosquito Aedes aegypti, por meio dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, conforme definido pela SES-MG, trará grande contribuição para combater as arboviroses, o que é de grande importância para a saúde pública”, afirmou Andrea Hijjar.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Varginha, Monique Borsato, juntamente com o supervisor de Campo da SRS, Carlos Andrade, realizou a verificação de todos os itens necessários para a completa vistoria dos veículos e equipamentos. Para Monique, “a ampliação da frota de veículos e equipamentos para o enfrentamento do cenário epidemiológico das arboviroses será muito importante. Com os impactos das condições climáticas afetando diretamente a transmissão dessas doenças, o planejamento das ações de controle é fundamental”.

Equipe da SRS Varginha realiza vistoria nos veículos contratados

Acompanhando a vistoria, estiveram presentes os membros da Diretoria do CIS Circuito das Águas, o Secretário Executivo Josimar Jorge dos Reis e o presidente, Francisco Rosinei Pinto, que é prefeito do município de Dom Viçoso. Segundo o presidente, a parceria entre o Governo de Minas Gerais e os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) permite que o Consórcio Circuito das Águas atenda aos 50 municípios da Regional de Saúde de Varginha no combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

“Com a contratação de UBVs veiculares, os carros fumacê vão intensificar as ações nas áreas mais afetadas, reduzir a infestação e reforçar o compromisso das instituições em proteger a saúde da população e enfrentar, de forma conjunta, os desafios de saúde pública” frisou Francisco.

O UBV
O Ultra Baixo Volume, conhecido popularmente como fumacê, consiste em um método de aplicação de inseticida em microgotículas que, se aspergidas dentro das condições propícias, podem colaborar no combate aos insetos em voo no momento da aplicação, como o Aedes aegypti adulto, transmissor de arboviroses como a dengue. Municípios em alta e muito alta transmissão para dengue são aptos a solicitarem a circulação do veículo em seu território, por meio de formalização ao Comitê de Arboviroses da SRS.

Por Tânia Corrêa, da assessoria da SRS Varginha 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...