Pular para o conteúdo principal

CAGED: MINAS GERAIS CRIA MAIS DE 139 MIL NOVOS EMPREGOS EM 2024

 Entre janeiro e dezembro, o estado manteve saldo positivo de vagas, apesar da queda no último mês do ano

 


Minas Gerais registrou um saldo positivo de 139.503 novos postos de trabalho em 2024, mantendo-se praticamente estável em relação ao ano anterior (138.429 vagas). O levantamento foi realizado pelo Sebrae Minas, a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
 

Viviane Spínola Miranda de Almeida, da Tia Vivi Alimentação Saudável

A empresária Viviane Spínola Miranda de Almeida, da Tia Vivi Alimentação Saudável, de Belo Horizonte, contribuiu para o saldo positivo de contratações no ano passado. Ela contratou duas auxiliares de cozinha e um auxiliar administrativo para ajudar nas demandas, que aumentam, principalmente, no meio e no final do ano. “Nosso buffet atende pessoa física e empresas, com produtos saudáveis e personalizados, além de eventos. Com a alta demanda, precisamos de mais pessoas para nos ajudar a atender melhor nossos clientes. Nessas épocas, inclusive, contratamos também freelancers. Para 2025, já estamos com algumas vagas em aberto, pois, os pedidos já estão aumentando”, comemora.

As Micro e Pequenas Empresas (MPE) do setor de Serviços foram as principais responsáveis pela criação de empregos, representando 54% do total, com 59.632 novas contratações. Esse crescimento foi impulsionado, principalmente, pelas atividades de “serviços combinados de escritório e apoio administrativo” (6.557 vagas), “outros serviços prestados às empresas” (3.566 vagas) e “transporte rodoviário de carga” (3.490 vagas).

 

Na sequência, destacaram-se os setores de Comércio, com 22.738 novas vagas – impulsionado pelo segmento de “comércio varejista de mercadorias em geral – supermercados” (4.714 vagas) – e Indústria da Transformação, com 15.549 vagas, sendo as principais atividades “serviços de alimentação para eventos e recepções – bufê” (1.567) e “fabricação de produtos de uso doméstico – fogões, refrigeradores, máquinas de lavar” (696).

 

As MPE mineiras registraram maior geração de empregos nas regiões Centro (43.808 novos postos), Sul (12.597) e Triângulo (11.269).

 

Retração em dezembro

No último mês do ano, Minas Gerais apresentou saldo negativo, com o fechamento de 68.617 postos de trabalho. Desse total, 48,2% ocorreram em negócios de maior porte (-33.091) e 47,4% foram registradas em MPE (-32.548).

 

Todos os setores apresentaram queda na geração de empregos: Serviços (-12.346), Indústria da Transformação (-6.844) e Construção Civil (-6.507). Os segmentos mais impactados foram construção de edifícios (-2.732), construção de rodovias e ferrovias (-1.337), educação infantil – pré-escola e creche (-2.372) e ensino fundamental (-1.036).

 

O resultado negativo reflete a sazonalidade típica do período. Entre os principais fatores que explicam esse movimento estão o encerramento de contratos temporários em setores como educação básica, construção civil, agropecuária e atividades ligadas às festas de fim de ano. Além disso, a desaceleração econômica, somada à inflação pressionada, desvalorização cambial e ao crédito mais caro, impacta diretamente setores dependentes do consumo das famílias, como serviços e comércio. Para equilibrar custos, muitas empresas acabam reduzindo seus quadros de funcionários.

 

Na análise regional, todas as regiões do estado registraram saldo negativo em dezembro, com as maiores perdas no Centro (-9.852), Centro-Oeste e Sudoeste (-5.278) e Triângulo (-5.005).

 

O que esperar da economia nos próximos meses?

“As expectativas para 2025 apontam para um cenário de moderação no mercado de trabalho, com uma possível intensificação da desaceleração econômica no segundo semestre. Apesar da previsão de forte crescimento no setor agropecuário, que pode impulsionar o PIB no primeiro trimestre, esse efeito tende a ser temporário. No segundo trimestre, a tendência é que a queda do consumo e dos investimentos ganhe força. O mercado de trabalho entra em 2025 com sinais de moderação, mas ainda há potencial de crescimento, desde que políticas econômicas e estímulos adequados sejam implementados”, explica a analista do Sebrae Minas Bárbara Castro.

 

Inteligência Sebrae

O Inteligência Sebrae é um observatório de dados, estudos e pesquisas sobre pequenos negócios. Reúne diversos conteúdos socioeconômicos, setoriais e territoriais, que podem ampliar os conhecimentos e embasar a tomada de decisões. É destinado a gestores públicos, lideranças locais, entidades empresariais e todos que necessitam de informações relevantes referentes a desenvolvimento econômico e social dos territórios e dinâmica dos pequenos negócios. O site reúne conhecimentos em nível nacional, estadual, regional e municipal, sendo possível comparar, analisar e entender melhor o território.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...