Pular para o conteúdo principal

VOLUNTÁRIOS DA CEMIG DOAM MAIS DE 29 MIL ABSORVENTES FEMININOS PARA INSTITUIÇÕES MINEIRAS

Inciativa contribui para combater a pobreza menstrual, uma condição que afeta muitas pessoas em situações de extrema pobreza. Instituições de Varginha, Pouso Alegre e Wenceslau Braz foram beneficiadas

Empregados da Cemig doaram mais de 29 mil unidades de absorventes femininos para instituições de apoio e acolhimento a meninas e mulheres em situação de risco social, em diversas regiões do estado.

A iniciativa é resultado da Campanha Dignidade Menstrual, realizada por meio do Programa Você – Voluntariado Cemig, que integra as práticas de promoção ESG da companhia. A ação tem o objetivo de combater a pobreza menstrual, uma condição que afeta muitas pessoas em situações de extrema pobreza, e está aderente ao Programa Federal de Dignidade Menstrual, conduzido pelo Ministério das Mulheres.

Segundo o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher - Raseam 2025, publicado pelo Ministério, o Programa Federal atendeu, até agosto/2024, mais de 2 milhões de mulheres no Brasil. Apesar das inúmeras iniciativas de políticas públicas e não governamentais de combate à pobreza menstrual no país, ainda existem muitas pessoas que menstruam precisando de ajuda, uma vez que a oferta do governo e de outras entidades não atende toda a demanda.

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a população mais exposta a essa realidade são pessoas em situação de rua ou privadas de liberdade e outros grupos sociais, com índices extremos de vulnerabilidade social e econômica.

Marina Oliveira, analista de Sustentabilidade da Cemig, lembra que parece inimaginável que exista uma parcela considerável da população sem acesso a essa condição básica, mas essa realidade existe e afeta diretamente a vida de muitas pessoas. Assim, a ação do Programa de Voluntariado da companhia busca proporcionar dignidade a quem mais precisa. “As doações são extremamente importantes para complementar as iniciativas governamentais. Elas ajudam a garantir que todas as pessoas que menstruam possam ter acesso a produtos de higiene menstrual, promovendo a dignidade e a saúde” - destaca a analista.

No Sul de Minas, as doações foram destinadas para a Associação Afeto de Amparo à Gestante, em Varginha, para o Saica – Centro de Acolhimento de Pouso Alegre, e para a Escola Estadual Major Lisboa da Cunha, em Wenceslau Braz. Além destas cidades, a campanha também vai beneficiar instituições em Belo Horizonte, Divinópolis, Ipatinga, Januária, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Patos de Minas, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia.

O impacto da campanha é sentido diretamente nas comunidades atendidas, como destaca Lilian Conde Silveira, presidente da Associação Afeto de Amparo à Gestante, da cidade de Varginha. “A doação dos itens arrecadados pelos voluntários da Cemig na Campanha Dignidade Menstrual é de grande importância para a composição dos kits de higiene das gestantes, contribuindo diretamente para o cuidado, a autoestima e a dignidade de mulheres em um momento tão especial de suas vidas. Gestos como esse reforçam a solidariedade e o compromisso com o bem-estar do próximo. Muito obrigado por fazerem a diferença!”, afirma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...