Pular para o conteúdo principal

COMARCA DE ÁGUAS FORMOSAS TERÁ MUTIRÃO DO JURÍ

Ação integra programas Justiça Eficiente e Pontualidade do TJMG
Mutirão abarca processos envolvendo crimes dolosos contra a vida, da competência do júri

De 12/5 a 23/5 e de 7/7 a 18/7, o Fórum Manoel Viana, na Comarca de Águas Formosas, na Região do Mucuri, receberá um reforço para a realização de 17 sessões do júri. A medida, que ocorre no âmbito do programa Pontualidade 5.0, vai reduzir o acervo de crimes dolosos contra a vida, desafogar a unidade jurisdicional e possibilitar a melhora da resposta ao cidadão.

Com apoio da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a ação é uma parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG), pois a comarca não conta com atendimento da Defensoria Pública.

Vão assumir a condução dos júris os juízes Edson Alfredo Sossai Regonini, da Unidade Jurisdicional do Juizado Especial de Nanuque; Cláudio Schiavo Cruz, da Vara Criminal, da Infância e da Juventude e de Precatórias Cíveis e Criminais de Itambacuri; e Danilo de Mello Ferraz, da 1ª Vara Criminal de Teófilo Otoni.

O mutirão abarca 17 processos de competência do Tribunal do Júri. Ao todo, 23 pessoas serão julgadas. Das ações penais em pauta, sete envolvem presos provisórios. Um dos réus responde por homicídio simples; os demais respondem por homicídio qualificado. Os feitos envolvem processos que datam de 2004 a 2023. Está prevista a participação de 92 testemunhas.

A comarca já foi contemplada com uma ação em 2024. No mesmo ano, foram realizados mutirões nas comarcas de Jequitinhonha, Unaí, Teófilo Otoni, Januária, Santa Bárbara, Grão Mogol, Conceição do Mato Dentro, Monte Carmelo e Uberlândia. Em novembro de 2023, no Mês Nacional do Júri, campanha do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foram realizadas 423 sessões nas cooperações.


Segundo a juíza auxiliar da Presidência do TJMG, Marcela Maria Pereira Amaral Novais, a cooperação tem sido uma política do TJMG para aprimorar a prestação jurisdicional, por meio do Programa Justiça Eficiente (Projef) e dos Núcleos de Justiça 4.0.

“Essa iniciativa, em particular, é uma forma de assegurar maior efetividade aos esforços já desenvolvidos por magistrados operosos que se encontram sobrecarregados. No caso de Águas Formosas, vamos apoiar o juiz Emílio Guimarães Moura Neto, da Vara Única da Comarca, permitindo a regularização do acervo de ações da competência do júri”, afirmou.

A magistrada explica que o Programa Pontualidade 5.0, em parceria com a Corregedoria-Geral de Justiça, tem se dedicado ao levantamento e apoio às unidades judicia¿rias que possuem ações de crimes dolosos contra a vida pendentes de sessão plenária.

“Esse trabalho tem uma dimensão estratégica, viabilizando a entrega da prestação jurisdicional com o uso da tecnologia e da cooperação, e uma dimensão de cidadania, em função da relevância do bem jurídico tutelado, nessas ações penais, pelo ordenamento brasileiro. É importante para toda a coletividade que atentados contra o ser humano sejam processados devidamente, e que haja uma resposta a crimes graves”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...