Pular para o conteúdo principal

COMARCA DE ÁGUAS FORMOSAS TERÁ MUTIRÃO DO JURÍ

Ação integra programas Justiça Eficiente e Pontualidade do TJMG
Mutirão abarca processos envolvendo crimes dolosos contra a vida, da competência do júri

De 12/5 a 23/5 e de 7/7 a 18/7, o Fórum Manoel Viana, na Comarca de Águas Formosas, na Região do Mucuri, receberá um reforço para a realização de 17 sessões do júri. A medida, que ocorre no âmbito do programa Pontualidade 5.0, vai reduzir o acervo de crimes dolosos contra a vida, desafogar a unidade jurisdicional e possibilitar a melhora da resposta ao cidadão.

Com apoio da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a ação é uma parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG), pois a comarca não conta com atendimento da Defensoria Pública.

Vão assumir a condução dos júris os juízes Edson Alfredo Sossai Regonini, da Unidade Jurisdicional do Juizado Especial de Nanuque; Cláudio Schiavo Cruz, da Vara Criminal, da Infância e da Juventude e de Precatórias Cíveis e Criminais de Itambacuri; e Danilo de Mello Ferraz, da 1ª Vara Criminal de Teófilo Otoni.

O mutirão abarca 17 processos de competência do Tribunal do Júri. Ao todo, 23 pessoas serão julgadas. Das ações penais em pauta, sete envolvem presos provisórios. Um dos réus responde por homicídio simples; os demais respondem por homicídio qualificado. Os feitos envolvem processos que datam de 2004 a 2023. Está prevista a participação de 92 testemunhas.

A comarca já foi contemplada com uma ação em 2024. No mesmo ano, foram realizados mutirões nas comarcas de Jequitinhonha, Unaí, Teófilo Otoni, Januária, Santa Bárbara, Grão Mogol, Conceição do Mato Dentro, Monte Carmelo e Uberlândia. Em novembro de 2023, no Mês Nacional do Júri, campanha do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foram realizadas 423 sessões nas cooperações.


Segundo a juíza auxiliar da Presidência do TJMG, Marcela Maria Pereira Amaral Novais, a cooperação tem sido uma política do TJMG para aprimorar a prestação jurisdicional, por meio do Programa Justiça Eficiente (Projef) e dos Núcleos de Justiça 4.0.

“Essa iniciativa, em particular, é uma forma de assegurar maior efetividade aos esforços já desenvolvidos por magistrados operosos que se encontram sobrecarregados. No caso de Águas Formosas, vamos apoiar o juiz Emílio Guimarães Moura Neto, da Vara Única da Comarca, permitindo a regularização do acervo de ações da competência do júri”, afirmou.

A magistrada explica que o Programa Pontualidade 5.0, em parceria com a Corregedoria-Geral de Justiça, tem se dedicado ao levantamento e apoio às unidades judicia¿rias que possuem ações de crimes dolosos contra a vida pendentes de sessão plenária.

“Esse trabalho tem uma dimensão estratégica, viabilizando a entrega da prestação jurisdicional com o uso da tecnologia e da cooperação, e uma dimensão de cidadania, em função da relevância do bem jurídico tutelado, nessas ações penais, pelo ordenamento brasileiro. É importante para toda a coletividade que atentados contra o ser humano sejam processados devidamente, e que haja uma resposta a crimes graves”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...