Pular para o conteúdo principal

JUSTIÇA SUSPENDE CLÁUSULAS ABUSIVAS EM CONTRATOS DE ESCRITÓRIOS COM VÍTIMAS DA TRAGÉDIA DE MARIANA

Decisão acolhe pedido da DPU, DPE-ES, MPES, DPE-MG, MPF e MPMG para proteger atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão

A Justiça Federal em Minas Gerais concedeu liminar suspendendo cláusulas consideradas abusivas em contratos firmados pelos escritórios Pogust Goodhead Law Ltd (PGMBM), sediado em Londres, e Felipe Hotta Sociedade Individual de Advocacia com vítimas da tragédia de Mariana (MG). A decisão atende parcialmente a ação civil pública ajuizada pela pela Defensoria Pública da União (DPU), pela Defensoria Pública do Espírito Santo (DPE-ES), pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES), pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPE-MG), pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

A liminar reconhece que os termos contratuais comprometiam a autonomia dos atingidos e os colocavam em posição de desvantagem, ao preverem, por exemplo, a exigência de pagamento de honorários mesmo em caso de desistência da ação internacional, a proibição de realização de acordos individuais no Brasil e a imposição de foro exclusivo em Londres, com arbitragem e aplicação da legislação inglesa. Para a Justiça, tais cláusulas representam barreiras desproporcionais ao acesso à Justiça, especialmente em se tratando de pessoas em condição de hipervulnerabilidade.

A ação civil pública foi motivada por análises de documentos firmados com milhares de brasileiros atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015. Os contratos foram assinados para viabilizar a participação dos atingidos em uma ação coletiva contra a mineradora BHP Billiton no Reino Unido. De acordo com os órgãos autores da ação, a maioria dos contratantes são pessoas de baixa renda, com pouco acesso à informação jurídica, que não tinham pleno conhecimento das implicações legais e financeiras envolvidas.

A juíza federal Fernanda Martinez Silva Schorr, responsável pela decisão, destacou que as cláusulas violam o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Advocacia e princípios constitucionais como o da boa-fé e o do acesso universal à Justiça. Ela também apontou como abusiva a prática de campanhas publicitárias promovidas pelos escritórios, que desestimulavam a adesão dos atingidos a programas de reparação brasileiros, como o Programa de Indenização Definitiva (PID), homologado pelo Supremo Tribunal Federal em 2024.

Medidas
Além da suspensão das cláusulas, a decisão determinou o depósito judicial dos valores referentes a honorários que seriam cobrados sobre indenizações obtidas no Brasil, inclusive aquelas pagas por meio do PID, cujos repasses estavam previstos para começar em até 15 dias após a liminar.

Os escritórios também deverão comunicar de forma clara e acessível todos os seus clientes sobre o conteúdo da decisão, utilizando os mesmos meios e formatos de divulgação usados anteriormente, incluindo redes sociais, por um período mínimo de 90 dias.

O processo segue em tramitação na 13ª Vara Federal Cível de Belo Horizonte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...