A Prefeitura de Formiga, por meio do Banco Municipal de Alimentos (BMA), vem ampliando os impactos positivos do Projeto Horta Urbana, uma ação voltada à promoção da sustentabilidade, educação ambiental e cidadania ativa.
A iniciativa consiste na implantação de hortas em escolas, instituições sociais e espaços públicos do município. Somente no primeiro semestre de 2025, foram implantadas 16 hortas, beneficiando escolas municipais e estaduais, centros de educação infantil, CAPS, CRAS 1, comunidades terapêuticas e a Fazenda Laboratório do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG).
O projeto conta com a coordenação dos servidores municipais Adriana Oliveira e Ronny Ferreira, apoio da Emater-MG e parcerias com o UNIFOR-MG, Carmeuse Brasil, Sicredi Sul Minas, Germinar Mudas e Secretaria Municipal de Educação. A equipe é composta também por estagiários supervisionados por professores da instituição parceira.
Mais do que produzir alimentos, o projeto estimula a participação comunitária, promovendo práticas sustentáveis, segurança alimentar e fortalecimento de vínculos entre os envolvidos. Após a implantação, a manutenção das hortas é compartilhada com a comunidade local, garantindo continuidade e engajamento.
A ação se consolida como referência regional em desenvolvimento comunitário e educação ambiental, evidenciando os bons resultados das parcerias entre poder público, instituições de ensino e sociedade civil.
Comentários