Pular para o conteúdo principal

RESTAURAÇÃO DO COMPLEXO FERROVIÁRIO DE ENGENHEIRO CALDAS SERÁ ENTREGUE EM 2025


A paisagem do distrito de Engenheiro Corrêa, em Ouro Preto, já começa a mudar. Após mais de meio século sem manutenção, o Complexo Ferroviário passa por uma transformação histórica. Desde novembro de 2024, o espaço está sendo restaurado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal. A previsão de conclusão é para este ano.

Construída em 1896, a estação é um marco da memória ferroviária do Brasil e, agora, começa a revelar novos sinais de vida. A primeira grande conquista foi a reconstrução completa do telhado, incluindo a instalação de novas telhas sobre uma estrutura totalmente refeita. O telhado original havia desabado, colocando em risco o edifício. A nova cobertura devolve gradualmente a identidade arquitetônica do lugar e garante proteção à estrutura histórica.

Outro avanço significativo foi a reconstrução de todas as paredes e o reboco externo da edificação, que haviam sofrido severas rachaduras ao longo dos anos. Com o processo de restauração em andamento, as paredes e as fundações receberam novo reforço, etapa fundamental para garantir a segurança e a integridade do imóvel.

“O que vemos hoje é mais do que uma obra, é a retomada de um elo afetivo entre o povo de Engenheiro Corrêa e sua história. A estação está deixando de ser ruína para se tornar um polo de convivência, cultura e pertencimento”, afirmou Gilson Antunes, coordenador do projeto.

As próximas fases contemplam melhorias no entorno, com projeto paisagístico que inclui o plantio de grama, arbustos e sistema de irrigação automática, além da restauração da fonte e da caixa-d’água, elementos que integram o conjunto arquitetônico da estação. Também está prevista a iluminação cênica, segurança eletrônica com câmeras e alarmes, drenagem pluvial, cercamento com balizadores e sistema de prevenção e combate a incêndio.

A restauração do Terminal Ferroviário de Engenheiro Corrêa tem o patrocínio do Grupo Herculano e do Grupo J. Mendes, com gestão da Holofote Cultural e apoio da Prefeitura de Ouro Preto. Para ver as imagens antes das obras, acesse o tour virtual em 360º, criado por Luccas Reginaldo.
 
*Por Salatiel Ponciano, com revisão deVictor Stutz - da assessoria da PMOP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...