Pular para o conteúdo principal

RESTAURAÇÃO DO COMPLEXO FERROVIÁRIO DE ENGENHEIRO CALDAS SERÁ ENTREGUE EM 2025


A paisagem do distrito de Engenheiro Corrêa, em Ouro Preto, já começa a mudar. Após mais de meio século sem manutenção, o Complexo Ferroviário passa por uma transformação histórica. Desde novembro de 2024, o espaço está sendo restaurado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal. A previsão de conclusão é para este ano.

Construída em 1896, a estação é um marco da memória ferroviária do Brasil e, agora, começa a revelar novos sinais de vida. A primeira grande conquista foi a reconstrução completa do telhado, incluindo a instalação de novas telhas sobre uma estrutura totalmente refeita. O telhado original havia desabado, colocando em risco o edifício. A nova cobertura devolve gradualmente a identidade arquitetônica do lugar e garante proteção à estrutura histórica.

Outro avanço significativo foi a reconstrução de todas as paredes e o reboco externo da edificação, que haviam sofrido severas rachaduras ao longo dos anos. Com o processo de restauração em andamento, as paredes e as fundações receberam novo reforço, etapa fundamental para garantir a segurança e a integridade do imóvel.

“O que vemos hoje é mais do que uma obra, é a retomada de um elo afetivo entre o povo de Engenheiro Corrêa e sua história. A estação está deixando de ser ruína para se tornar um polo de convivência, cultura e pertencimento”, afirmou Gilson Antunes, coordenador do projeto.

As próximas fases contemplam melhorias no entorno, com projeto paisagístico que inclui o plantio de grama, arbustos e sistema de irrigação automática, além da restauração da fonte e da caixa-d’água, elementos que integram o conjunto arquitetônico da estação. Também está prevista a iluminação cênica, segurança eletrônica com câmeras e alarmes, drenagem pluvial, cercamento com balizadores e sistema de prevenção e combate a incêndio.

A restauração do Terminal Ferroviário de Engenheiro Corrêa tem o patrocínio do Grupo Herculano e do Grupo J. Mendes, com gestão da Holofote Cultural e apoio da Prefeitura de Ouro Preto. Para ver as imagens antes das obras, acesse o tour virtual em 360º, criado por Luccas Reginaldo.
 
*Por Salatiel Ponciano, com revisão deVictor Stutz - da assessoria da PMOP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...