Pular para o conteúdo principal

RESTAURAÇÃO DO COMPLEXO FERROVIÁRIO DE ENGENHEIRO CALDAS SERÁ ENTREGUE EM 2025


A paisagem do distrito de Engenheiro Corrêa, em Ouro Preto, já começa a mudar. Após mais de meio século sem manutenção, o Complexo Ferroviário passa por uma transformação histórica. Desde novembro de 2024, o espaço está sendo restaurado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal. A previsão de conclusão é para este ano.

Construída em 1896, a estação é um marco da memória ferroviária do Brasil e, agora, começa a revelar novos sinais de vida. A primeira grande conquista foi a reconstrução completa do telhado, incluindo a instalação de novas telhas sobre uma estrutura totalmente refeita. O telhado original havia desabado, colocando em risco o edifício. A nova cobertura devolve gradualmente a identidade arquitetônica do lugar e garante proteção à estrutura histórica.

Outro avanço significativo foi a reconstrução de todas as paredes e o reboco externo da edificação, que haviam sofrido severas rachaduras ao longo dos anos. Com o processo de restauração em andamento, as paredes e as fundações receberam novo reforço, etapa fundamental para garantir a segurança e a integridade do imóvel.

“O que vemos hoje é mais do que uma obra, é a retomada de um elo afetivo entre o povo de Engenheiro Corrêa e sua história. A estação está deixando de ser ruína para se tornar um polo de convivência, cultura e pertencimento”, afirmou Gilson Antunes, coordenador do projeto.

As próximas fases contemplam melhorias no entorno, com projeto paisagístico que inclui o plantio de grama, arbustos e sistema de irrigação automática, além da restauração da fonte e da caixa-d’água, elementos que integram o conjunto arquitetônico da estação. Também está prevista a iluminação cênica, segurança eletrônica com câmeras e alarmes, drenagem pluvial, cercamento com balizadores e sistema de prevenção e combate a incêndio.

A restauração do Terminal Ferroviário de Engenheiro Corrêa tem o patrocínio do Grupo Herculano e do Grupo J. Mendes, com gestão da Holofote Cultural e apoio da Prefeitura de Ouro Preto. Para ver as imagens antes das obras, acesse o tour virtual em 360º, criado por Luccas Reginaldo.
 
*Por Salatiel Ponciano, com revisão deVictor Stutz - da assessoria da PMOP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.