Pular para o conteúdo principal

EQUIPAMENTO EM PROCESSO DE DESCARTE É TRANSFORMADO EM FERRAMENTA DE ENSINO NA UFLA, COM TECNOLOGIA ACESSÍVEL

Estudantes, professores e técnicos da UFLA revitalizam espectrofotômetro antigo e publicam artigo em revista internacional, unindo ensino, pesquisa, extensão e sustentabilidade

O Laboratório Multiusuário de Óptica e Fotônica (LaMOF), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), celebra o sucesso de um projeto inovador que alia ensino, pesquisa e extensão no curso de Engenharia Física. A iniciativa recuperou um espectrofotômetro Perkin Elmer Lambda 25, que estava danificado e em processo de descarte, transformando-o em uma ferramenta pedagógica de alto nível. O trabalho, desenvolvido por estudantes, técnicos e professores do Departamento de Física (DFI), no Instituto de Ciências Naturais (ICN), resultou em um artigo publicado no periódico internacional Physics Education, editado pelo Institute of Physics (IOP).

Um espectrofotômetro é um instrumento essencial na análise de substâncias, permitindo determinar sua absorbância, isto é, a quantidade de luz absorvida pela amostra, e sua transmitância, que corresponde à quantidade de luz que passa por ela, em diferentes comprimentos de onda. Esses dados são fundamentais para identificar a composição e a concentração de compostos em soluções. Amplamente utilizado em áreas como química, bioquímica, análises clínicas e pesquisa ambiental, o equipamento integra a técnica da espectrofotometria, método analítico indispensável na ciência e na indústria por fornecer informações precisas sobre as propriedades das substâncias analisadas. Com mais de 20 anos de uso, o equipamento encontrava-se inoperante por falta de peças e software proprietário.

Para superar limitações de tecnologia e peças para a revitalização, a equipe utilizou tecnologias acessíveis como Arduino, motores de passo, sensores infravermelhos e fotodetectores. Também foi desenvolvida uma interface gráfica em Python, que permite o controle total do equipamento, incluindo visualização de espectros em tempo real e ajustes de parâmetros ópticos.

O projeto foi desenvolvido no contexto da disciplina obrigatória Instrumentação em Óptica e Fotônica, do curso de Engenharia Física da UFLA. O curso oferecido pelo Departamento de Física (DFI) prioriza a instrumentação, preparando os estudantes para desenvolverem soluções tecnológicas aplicadas. A formação alia teoria e prática, com disciplinas que abordam desde fundamentos em óptica até a construção de instrumentos ópticos, capacitando os estudantes para atuar em ambientes acadêmicos, industriais e de pesquisa.

O professor Jefferson Esquina Tsuchida (ICN/UFLA) destaca que essa integração entre teoria e prática é uma das marcas do curso: “Envolver os alunos em projetos de instrumentação científica é fundamental, principalmente em um País que carece de mão de obra técnica qualificada nessa área. Queremos que os estudantes não apenas operem equipamentos, mas saibam desenvolvê-los e automatizá-los. No caso do espectrofotômetro, eles revitalizaram o equipamento, criaram sistemas embarcados e automatizaram a coleta de dados, mostrando domínio completo sobre o processo.”

Os estudantes Otávio José de Rezende Silveira e Ivys Francisco de Moura Domingues participaram ativamente da iniciativa e, atualmente, atuam em centros de pesquisa, como o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e o Sirius. “A revitalização do espectrofotômetro foi um grande desafio. Pude ver, de forma muito clara, como a teoria ganha vida quando combinada com prática, experimentação e até um pouco de improviso de engenharia”, relata Otávio. Já Ivys destaca o impacto da vivência em sua trajetória: “Trabalhar nesse projeto me permitiu um vislumbre do que estava por vir na minha vida profissional. Recondicionamos um equipamento com problemas de hardware e software, propondo soluções criativas conforme surgiam as dificuldades”. As iniciativas desenvolvidas no LaMOF exemplificam com êxito a abordagem integrada entre teoria e prática no ensino, evidenciando o sucesso dessa metodologia na formação de profissionais capacitados.

A revitalização do espectrofotômetro fortalece a infraestrutura do LaMOF, vinculado ao Instituto de Ciências Naturais (ICN) e ao Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFis). O projeto é um modelo de sustentabilidade e inovação, ao mostrar como a automação e o reaproveitamento de equipamentos podem modernizar laboratórios didáticos. Destaca-se também a contribuição técnica do responsável pela Oficina de Eletrônica e Instrumentação do DFI, Diego Cardoso Fuzatto.

A equipe trabalha atualmente no depósito oficial da propriedade do software de controle desenvolvido, além da revitalização de outros equipamentos utilizando a mesma metodologia. A ação reforça o compromisso da UFLA com a inovação, a sustentabilidade e a excelência na formação de seus estudantes.

Essa não é a primeira experiência de sucesso do LaMOF. O laboratório já desenvolveu outros projetos relatados em artigo anterior, publicado na Revista da SBFoton (vol. 4, 2024). O professor Flavio Augusto de Melo Marques (ICN/UFLA) destaca outras iniciativas com reaproveitamento de materiais, como a construção de um espectrômetro, uma pinça óptica com microscopia de objetiva invertida e um sistema de espalhamento de luz dinâmico (DLS). “Esses projetos demonstram a solidez da formação oferecida e o potencial dos nossos estudantes em lidar com desafios reais de instrumentação científica. De fato, enriquecem a formação dos estudantes ao promoverem um ambiente de aprendizagem ativa e colaborativa, onde pesquisa, ensino e extensão se entrelaçam”, comenta.

Tais projetos exemplificam a força da formação oferecida pela UFLA, promovendo ambientes de aprendizagem ativa, colaborativa e transformadora. Para mais informações, acompanhe o site e as redes do LaMOF e do curso de Engenharia Física da UFLA.

Autores do artigo: Flavio Augusto de Melo Marques, Otávio José de Rezende Silveira, Ivys Francisco de Moura Domingues, Diego Cardoso Fuzatto, Alexandre Alberto Chaves Cotta, Jefferson Esquina Tsuchida e Jonas Henrique Osório.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...