Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTE CRIA ESTAÇÃO DE MONITORAMENTO DO PORTÁTIL E DE BAIXO CUSTO

Dispositivo desenvolvido na área de Engenharia Elétrica revelou baixa qualidade do ar em Nepomuceno

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de sete milhões de mortes prematuras ao ano estão relacionadas à poluição. Nas grandes cidades, a baixa qualidade do ar é facilmente percebida pela população, mas esse problema já não é mais exclusividade dos grandes centros.

Essa informação foi comprovada pelo formando em Engenharia Elétrica do campus Nepomuceno Joel Garcia. Ele criou, durante o seu trabalho de conclusão de curso, um dispositivo compacto, fácil de instalar e de transportar capaz de monitorar a concentração de ozônio, monóxido de carbono, partículas em suspensão (poeira), umidade relativa do ar e temperatura ambiente.

A pequena estação de monitoramento foi instalada nas proximidades do campus, na Avenida Monsenhor Luís Gonzaga, e os resultados revelaram um dado preocupante: a qualidade do ar em Nepomuceno apresentou parâmetros abaixo dos níveis recomendados por órgãos de saúde, o que pode representar riscos à população.

“Mesmo em cidades pequenas, os níveis de poluição do ar, em certos momentos, estão acima dos limites aceitáveis pelos órgãos reguladores. Isso mostra a importância de monitoramento ambiental constante, mesmo fora dos grandes centros urbanos”, concluiu o pesquisador.

Dispositivo simples e portátil
O diferencial da estação criada é a facilidade de transporte e de instalação. Segundo o professor do Departamento de Engenharia Elétrica e orientador da pesquisa, Alencar de Souza, a estação é composta por um conjunto de sensores integrados com um microcontrolador, cujos dados são salvos em um cartão de memória (SD) e podem ser enviados por mensagem SMS.

Pensado para ser compacto e fácil de instalar, o dispositivo necessita apenas de uma fonte de alimentação comum (127V ou 220V). “Isso abre a possibilidade de expandir a aplicação para outros locais, inclusive com foco em comunidades escolares ou bairros específicos. Futuramente, a ideia é trabalhar em melhorias na comunicação em plataformas on-line de monitoramento em tempo real,” projeta o Engenheiro Eletricista Joel Garcia.

A ideia, agora, é disponibilizar o projeto para ser replicado em outras partes do país ou do mundo, segundo o professor Alencar, uma vez que os custos restringem uma produção em escala do aparelho. “Temos planos de fazer mais algumas estações e distribuí-las na cidade e na região, todavia, como esta foi feita com nossos próprios recursos, estamos no momento sem poder avançar”, finaliza o professor Alencar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...