Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTE CRIA ESTAÇÃO DE MONITORAMENTO DO PORTÁTIL E DE BAIXO CUSTO

Dispositivo desenvolvido na área de Engenharia Elétrica revelou baixa qualidade do ar em Nepomuceno

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de sete milhões de mortes prematuras ao ano estão relacionadas à poluição. Nas grandes cidades, a baixa qualidade do ar é facilmente percebida pela população, mas esse problema já não é mais exclusividade dos grandes centros.

Essa informação foi comprovada pelo formando em Engenharia Elétrica do campus Nepomuceno Joel Garcia. Ele criou, durante o seu trabalho de conclusão de curso, um dispositivo compacto, fácil de instalar e de transportar capaz de monitorar a concentração de ozônio, monóxido de carbono, partículas em suspensão (poeira), umidade relativa do ar e temperatura ambiente.

A pequena estação de monitoramento foi instalada nas proximidades do campus, na Avenida Monsenhor Luís Gonzaga, e os resultados revelaram um dado preocupante: a qualidade do ar em Nepomuceno apresentou parâmetros abaixo dos níveis recomendados por órgãos de saúde, o que pode representar riscos à população.

“Mesmo em cidades pequenas, os níveis de poluição do ar, em certos momentos, estão acima dos limites aceitáveis pelos órgãos reguladores. Isso mostra a importância de monitoramento ambiental constante, mesmo fora dos grandes centros urbanos”, concluiu o pesquisador.

Dispositivo simples e portátil
O diferencial da estação criada é a facilidade de transporte e de instalação. Segundo o professor do Departamento de Engenharia Elétrica e orientador da pesquisa, Alencar de Souza, a estação é composta por um conjunto de sensores integrados com um microcontrolador, cujos dados são salvos em um cartão de memória (SD) e podem ser enviados por mensagem SMS.

Pensado para ser compacto e fácil de instalar, o dispositivo necessita apenas de uma fonte de alimentação comum (127V ou 220V). “Isso abre a possibilidade de expandir a aplicação para outros locais, inclusive com foco em comunidades escolares ou bairros específicos. Futuramente, a ideia é trabalhar em melhorias na comunicação em plataformas on-line de monitoramento em tempo real,” projeta o Engenheiro Eletricista Joel Garcia.

A ideia, agora, é disponibilizar o projeto para ser replicado em outras partes do país ou do mundo, segundo o professor Alencar, uma vez que os custos restringem uma produção em escala do aparelho. “Temos planos de fazer mais algumas estações e distribuí-las na cidade e na região, todavia, como esta foi feita com nossos próprios recursos, estamos no momento sem poder avançar”, finaliza o professor Alencar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...