Pular para o conteúdo principal

JUSTIÇA DETERMINA REPARAÇÃO INTEGRAL DE DANOS AMBIENTAIS NA SERRA DO LENHEIRO


Em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Justiça deferiu liminar determinando ao município de São João del-Rei e à Mineração Nossa Senhora do Amparo que não realizem qualquer atividade de lavra ou intervenção em área da Serra do Lenheiro, sem autorização dos órgãos competentes. A decisão determina ainda a elaboração e a execução de Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad), instalação de sinalização e custeio de monitoramento ambiental por pelo menos cinco anos. 

A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural de São João del-Rei ajuizou a ação com o objetivo de responsabilizar e impor obrigações ao município e à mineradora, voltadas à reparação integral de danos ambientais e culturais ocasionados em área da Serra do Lenheiro, em perímetro tombado como patrimônio natural e cultural, e localizada em Unidade de Conservação municipal de proteção integral. Segundo a ação, a mineradora desenvolveu atividades de extração mineral sem apresentação ou execução de Prad, além de não implementar medidas de contenção, remediação ou monitoramento ambiental.  

Inquérito Civil instaurado pela Promotoria de Justiça e instruído com laudos técnicos, documentos cartográficos, fotografias e registros de vistorias, confirmou a existência de significativo passivo ambiental. Entre as irregularidades, apontou-se: construções abandonadas sem desmobilização adequada; vestígios de lavra pretérita sem adoção de medidas de controle dos impactos; disposição irregular de resíduos sólidos e rejeitos minerais; ocorrência de processos erosivos em vias de acesso; existência de pilhas de material lavrado sem proteção contra carreamento de sedimentos; acúmulo de sedimentos em áreas mais baixas; degradação generalizada do solo; retirada de vegetação nativa sem autorização; ausência de drenagem e de revegetação; risco de assoreamento de cursos d’água e comprometimento do lençol freático. 

Parecer elaborado pela Central de Apoio Técnico do MPMG atestou que os danos ambientais são cumulativos, persistem no tempo e tendem a se agravar, considerando-se a omissão da mineradora em promover a recuperação e a inércia do município em fiscalizar e adotar medidas protetivas. O Núcleo de Geoprocessamento do MPMG confirmou a sobreposição integral da área explorada pela mineradora ao perímetro de preservação estabelecido pelo Decreto Municipal nº 10.169/2022.  

A 1ª Vara Cível da Comarca de São João del-Rei ainda determinou o bloqueio de valores até o limite de R$ 2 milhões em contas da mineradora e a indisponibilidade de bens imóveis e veículos da empresa. Foi fixada multa diária de R$ 10 mil para cada obrigação descumprida. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...