MEDIAÇÃO DO COMPOR-MG, COM PARTICIPAÇÃO DA AMIG BRASIL, AVANÇAM EM MELHORIAS PARA AS RODOVIAS BR-040 E BR-356
A Associação Brasileira dos Municípios Mineradores (AMIG Brasil) participou, na tarde do dia 27 de agosto, da 4ª Reunião Conjunta de Mediação promovida pelo Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica do Ministério Público de Minas Gerais (COMPOR-MG). O encontro, realizado na sede do Ministério Público de Minas Gerais, teve como foco dar continuidade à elaboração de um acordo voltado à segurança e à melhoria da infraestrutura nas rodovias BR-040 e BR-356.
A mediação foi conduzida pelo COMPOR-MG em parceria com a Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos (CPRAC), unidade da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE-MG). Reuniu representantes do poder público, de órgãos ambientais, da concessionária EPR Via Mineira, do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), de entidades governamentais e de mineradoras.
Nesta etapa, o Grupo Executivo apresentou documentos e relatórios detalhados, organizados em quatro grupos temáticos previamente definidos na reunião anterior: segurança viária, manutenção e intervenções, desenvolvimento e sustentabilidade, e intervenções no sistema viário.
Orlando Caldeira, representante da AMIG Brasil nas negociações, destacou os avanços obtidos durante o processo de mediação. “Avançamos muito com a possibilidade de terminais receberem minérios para serem transportados via ferroviária e só nesta ação já retiramos 1.400 viagens diárias das rodovias”, afirmou.
Entre os destaques está a aprovação do Terminal Ferroviário de Bação, que terá capacidade para reduzir 600 viagens diárias nas rodovias. A construção do terminal está prevista para começar ainda este ano, com início das operações programado para 2027. “A AMIG está à frente de todas estas propostas e, com isso, já conseguimos reduzir muitos acidentes nas rodovias”, completou Caldeira.
Soluções parciais e continuidade do diálogo
O encontro foi encerrado com a consolidação de importantes soluções parciais, como a construção de um Plano Mínimo de Segurança Viária e o futuro uso compartilhado da estrada Pico-Fábrica. Essa medida permitirá que veículos de algumas mineradoras cheguem ao terminal de embarque do minério sem utilizar as rodovias, reduzindo o impacto no tráfego.
O processo de mediação entre órgãos públicos e empresas envolvidas terá continuidade, com o objetivo de buscar soluções concretas e definitivas que garantam maior segurança para quem trafega pelas rodovias BR-040 e BR-356, além de melhorias para a população dos municípios impactados.
A AMIG Brasil segue ativamente engajada nos debates e nas construções coletivas que visam garantir melhores condições de trafegabilidade, segurança e qualidade de vida para os cidadãos dos municípios mineradores impactados pelas rodovias. A associação reafirma seu compromisso em liderar propostas que promovam a redução das mortes nas BRs 040 e 356, o desenvolvimento sustentável e a segurança viária na região.
A mediação foi conduzida pelo COMPOR-MG em parceria com a Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos (CPRAC), unidade da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE-MG). Reuniu representantes do poder público, de órgãos ambientais, da concessionária EPR Via Mineira, do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), de entidades governamentais e de mineradoras.
Nesta etapa, o Grupo Executivo apresentou documentos e relatórios detalhados, organizados em quatro grupos temáticos previamente definidos na reunião anterior: segurança viária, manutenção e intervenções, desenvolvimento e sustentabilidade, e intervenções no sistema viário.
Orlando Caldeira, representante da AMIG Brasil nas negociações, destacou os avanços obtidos durante o processo de mediação. “Avançamos muito com a possibilidade de terminais receberem minérios para serem transportados via ferroviária e só nesta ação já retiramos 1.400 viagens diárias das rodovias”, afirmou.
Entre os destaques está a aprovação do Terminal Ferroviário de Bação, que terá capacidade para reduzir 600 viagens diárias nas rodovias. A construção do terminal está prevista para começar ainda este ano, com início das operações programado para 2027. “A AMIG está à frente de todas estas propostas e, com isso, já conseguimos reduzir muitos acidentes nas rodovias”, completou Caldeira.
Soluções parciais e continuidade do diálogo
O encontro foi encerrado com a consolidação de importantes soluções parciais, como a construção de um Plano Mínimo de Segurança Viária e o futuro uso compartilhado da estrada Pico-Fábrica. Essa medida permitirá que veículos de algumas mineradoras cheguem ao terminal de embarque do minério sem utilizar as rodovias, reduzindo o impacto no tráfego.
O processo de mediação entre órgãos públicos e empresas envolvidas terá continuidade, com o objetivo de buscar soluções concretas e definitivas que garantam maior segurança para quem trafega pelas rodovias BR-040 e BR-356, além de melhorias para a população dos municípios impactados.
A AMIG Brasil segue ativamente engajada nos debates e nas construções coletivas que visam garantir melhores condições de trafegabilidade, segurança e qualidade de vida para os cidadãos dos municípios mineradores impactados pelas rodovias. A associação reafirma seu compromisso em liderar propostas que promovam a redução das mortes nas BRs 040 e 356, o desenvolvimento sustentável e a segurança viária na região.
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