Pular para o conteúdo principal

GUARDA MUNICIPAL ULTRAPASSA A MARCA DE 10,5 MIL REGISTROS EM 2025


A atuação da Guarda Municipal de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira é registrada diariamente pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp-CAD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Até a última semana, o número de ações desenvolvidas na cidade e registradas na plataforma digital somavam 10.543 atividades diversas. São patrulhamentos preventivos, apoios a órgãos da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), operações conjuntas com as forças de segurança, presença em eventos, recolhimento de animais silvestres, proteção a espaços e equipamentos públicos, entre outros.

Do total de serviços prestados, 5.736 são referentes ao empenho preventivo da Guarda Municipal. Dado que confirma os propósitos de proteção e prevenção característicos da função de segurança pública municipal. Mais da metade, ou seja, 54,4% dos registros contabilizam as rondas realizadas pelas equipes da Guarda nas ruas e equipamentos públicos. 

O relatório gerencial produzido pela supervisão da Gestão Operacional da Guarda Municipal apresenta um panorama da atuação, baseado nos dados estatísticos extraídos dos registros diários das equipes operacionais na plataforma Sinesp-CAD. A ferramenta promove a visualização das principais características do emprego da Guarda Municipal, permitindo análises quantitativas e qualitativas, de modo a favorecer a organização estratégica dos empenhos.

O uso de novas ferramentas de gestão mudou de forma significativa a rotina operacional das equipes e a constatação da natureza das ações realizadas. Nos últimos quatro anos, a instituição teve um crescimento de mais de 400% nas atividades realizadas e registradas, passando de 3860 documentos produzidos em 2021, para mais de 15 mil em 2024.

O Sinesp-CAD é um software desenvolvido para o registro de ocorrências, atendimentos e despachos das centrais de forças de segurança pública, ofertado por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública SENASP, aos órgãos componentes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) LEI Nº 13.675, DE 11 DE JUNHO DE 2018. Esse dispositivo provocou toda uma remodelagem de processos, padronização de ações, requalificação e integração do trabalho feito em Juiz de Fora. As equipes passaram a fazer seus registros, obedecendo ao mesmo modelo utilizado pelas demais  instituições de segurança pública. Os dados gerados são recebidos, auditados e computados pelo órgão nacional, conferindo confiabilidade às informações registradas.

Neste processo, a guarda ainda se destacou como referência na implantação do Sinesp-CAD. Juiz de Fora é habilitada como multiplicadora regional da ferramenta e já realizou treinamento para 17 outros municípios, que aderiram ao sistema. O mais recente deles foi Leopoldina, que criou sua Guarda Municipal neste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...