Pular para o conteúdo principal

UFLA E JUSTIÇA FEDERAL FIRMAM PROTOCOLO PARA CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE LAVRAS


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Tribunal Regional Federal de 6ª Região (TRF6), assinaram nesta quinta-feira (26/9), na Reitoria da Universidade, um protocolo de intenções que marca um passo importante para a instalação da nova sede da Subseção Judiciária de Lavras, vinculada ao TRF6.

O docucento abre caminho para a formalização de um acordo de cooperação técnica detalhado, que garantirá as condições jurídicas e administrativas necessárias para a elaboração de projetos técnicos indispensáveis à construção da sede, incluindo projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos, hidrossanitários e de climatização, todos em conformidade com as normas do Conselho da Justiça Federal e alinhados às melhores práticas de sustentabilidade e eficiência energética.


O protocolo teve a assinatura do reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, do presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Vallisney Oliveira, e do juiz federal diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, José Carlos Machado Júnior.

Gestão pública e sustentabilidade
Ao assumir a responsabilidade pela elaboração dos projetos, a UFLA reafirma sua excelência na área de gestão pública, colocando sua expertise técnica e acadêmica a serviço da sociedade. A iniciativa também fortalece o papel da instituição como referência em soluções sustentáveis, já que os projetos contemplarão alternativas como o uso de energia fotovoltaica, a captação e reutilização de água e outras medidas de eficiência energética.

A futura sede deverá ser construída em terreno urbano de quatro mil metros quadrados, a ser disponibilizado pelo Município de Lavras, em área urbanizada e de fácil acesso, garantindo melhores condições de trabalho aos servidores e maior comodidade à população atendida pela Justiça Federal

Parceria institucional
O presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargador Vallisney Oliveira, ressaltou a relevância da iniciativa. “É um momento histórico muito importante para a Justiça Federal. Esta parceria com a Universidade Federal de Lavras nos oferece apoio técnico fundamental para viabilizar a construção da sede da Subseção Judiciária em Lavras, em terreno doado pela Prefeitura. Após 20 anos de funcionamento da vara federal na cidade, teremos a oportunidade de consolidar, nos próximos anos, um espaço próprio, com o suporte técnico, científico e prático da UFLA”, afirmou.

O reitor, professor Scolforo, destacou que é função da Universidade apoiar iniciativas que impactam diretamente à sociedade. A parceria entre a equipe do TRF6 e a da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística da UFLA permitirá a elaboração do projeto arquitetônico e técnico da futura sede, que oferecerá uma estrutura mais adequada para o atendimento à sociedade de Lavras e de municípios vizinhos. É uma satisfação para a Universidade colocar sua expertise a serviço desse propósito coletivo”, afirmou.

Representatividade
A solenidade de assinatura contou com a presença do vice-reitor da UFLA, professor Jackson Barbosa; da pró-reitora de Infraestrutura e Logística, Eliziane Denize de Castro Penha; e do coordenador de Convênios Acadêmicos, João Antônio da Cruz Pedrozo. Também estiveram presentes o juiz federal José Carlos Machado Júnior, diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais; o juiz federal Ronaldo Santos de Oliveira, coordenador das Turmas Recursais; o juiz federal Pedro Maradei Neto, diretor da Subseção Judiciária de Lavras; e Thiago da Costa Ferreira, diretor da Secretaria da Subseção Judiciária em Lavras.

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...