Pular para o conteúdo principal

CARNAVAL: BH TERÁ RECORDE DE BLOCOS CADASTRADOS E INSCRIÇÕES PARA CORTEJOS


A Prefeitura de Belo Horizonte já iniciou os preparativos para o Carnaval de 2026, reforçando a posição da capital mineira como um dos principais destinos da folia no país, com recorde de blocos cadastrados e previsão de cortejos. Para a festa do próximo ano, 612 blocos de rua se cadastraram para desfilar, cerca de 8% a mais que em 2025, quando houve 568 registros. Do total, 178 se inscreveram para se apresentar pela primeira vez no Carnaval de BH.

A expectativa é que 660 cortejos sejam realizados nas dez regionais durante a programação oficial do Carnaval, entre os dias 31 de janeiro e 22 de fevereiro de 2026. Em relação à edição de 2025, houve aumento de cerca de 6% nos desfiles a serem realizados. O número de cortejos pode oscilar até o período oficial da folia, pois alguns blocos acabam desistindo das apresentações. Em média, há desistência de 20% dos desfiles pré-cadastrados, com base nos anos anteriores.

Os dados obtidos durante o cadastramento são essenciais para que a PBH possa planejar a festa em colaboração com outros órgãos públicos. Essas informações permitem antecipar necessidades relacionadas a desvios de trânsito, serviços de limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança. Além disso, o cadastramento é um requisito indispensável para que os blocos possam se inscrever no Edital de Auxílio Financeiro, que termina nesta quarta-feira (29).

Assim como nos últimos anos, a Belotur vai promover encontros individualizados com todos os blocos cadastrados para tirar dúvidas, em busca de transparência, diálogo e realização conjunta de todas as decisões, pensando na melhor forma da realização dos cortejos.

“Mais uma vez, o Carnaval de Belo Horizonte mostra a força da sua cultura e o envolvimento genuíno de quem faz a festa acontecer, que é o povo. O número expressivo de blocos inscritos reflete essa energia coletiva que transforma as ruas em palco de alegria e diversidade. Depois do cadastramento, faremos encontros individuais com cada bloco, momentos de escuta e construção conjunta. Além de alinharmos detalhes operacionais, reforçaremos o convite para que todos se tornem parceiros na construção de uma folia mais sustentável, inclusiva, democrática e segura para todas e todos”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

Festa descentralizada
As regionais Centro-Sul e Leste concentram o maior número de cortejos, com 205 e 98 desfiles previstos, respectivamente, seguidas pelas regiões Nordeste (71), Pampulha (74), Noroeste (62) e Hipercentro (51). A presença significativa de blocos também nas regiões Norte (29), Oeste (44), Venda Nova (14) e Barreiro (12) demonstra que a folia está espalhada por todos os cantos da capital, levando a energia do Carnaval para além do Hipercentro e fortalecendo o vínculo da festa com os territórios e comunidades de Belo Horizonte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...