Pular para o conteúdo principal

CEMIG E PRYSMIAN TESTAM CABO SUBTERRÂNEO INOVADOR PARA REDES RURAIS

Projeto-piloto avalia tecnologia que pode reduzir custos e ampliar a confiabilidade do fornecimento de energia

As redes subterrâneas são uma alternativa importante para reduzir interrupções no fornecimento de energia, especialmente em casos de acidentes com a rede aérea. No entanto, os modelos convencionais ainda apresentam desafios como alto custo de implantação, necessidade de obras complexas e restrições relacionadas ao solo.

Com o objetivo de superar essas barreiras, a Cemig e a fabricante de cabos Prysmian iniciaram um projeto-piloto inédito para avaliar o desempenho do cabo All Ground, uma nova tecnologia de média tensão. O cabo foi instalado em uma travessia rural de 260 metros, no município de Três Pontas, Sul de Minas, e será monitorado para verificar sua eficiência em campo.

“O cabo All Ground já foi instalado e estamos ansiosos para acompanhar seu desempenho. Essa inovação pode trazer novas possibilidades para projetos de redes subterrâneas da Cemig e de outras distribuidoras em todo o país”, destaca Roberto Carlos Souza, engenheiro da Cemig.

Segundo a Prysmian, o cabo apresenta vantagens significativas. Diferentemente dos modelos convencionais, o All Ground pode ser enterrado diretamente no solo, em profundidades padrões de 0,90 a 1,20m já consolidadas para as redes subterrâneas, sem a necessidade de dutos ou preparações especiais, o que reduz custos e acelera a execução. Ele foi projetado para diminuir o atrito e ter maior resistência mecânica provocada pelo contato direto com rochas e pedras, oferecendo até sete vezes maior resistência mecânica do que um cabo tradicional.


A tecnologia pode ser aplicada em diferentes tipos de terreno, inclusive sob estradas vicinais e passagens de veículos. “Em áreas rurais, sua instalação é especialmente vantajosa em projetos de travessias em locais com árvores de grande porte, evitando desligamentos causados pela queda de galhos ou troncos sobre a rede aérea. Além disso, pode evitar, em alguns casos, a necessidade de supressão vegetal para implantação da área de servidão, contribuindo significativamente para a redução do impacto ambiental e reforçando os aspectos de sustentabilidade do projeto”, explica Igor Amaral Delibório, especialista em produtos da Prysmian.

Parceria tecnológica
O projeto reforça a cooperação entre Cemig e Prysmian no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor elétrico. Além do cabo All Ground, as empresas também trabalham juntas no teste do cabo Green, em uma rede de distribuição da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Esse produto utiliza, em sua composição, 20% de polietileno de origem vegetal, proveniente da cana-de-açúcar, reduzindo a dependência de insumos de origens não-renováveis como é o caso do petróleo, gás natural entre outros. De acordo com a Prysmian, cada 10 km de cabo instalado representa a captura e a não emissão de quase 1,8 tonelada de CO2.

Com iniciativas como essas, Cemig e Prysmian reforçam seu compromisso com a inovação, a confiabilidade no fornecimento de energia e a sustentabilidade no setor elétrico brasileiro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...