Pular para o conteúdo principal

POÇOS SE TORNA POLO DE ESTOQUE ESTRATÉGICO DE IMUNOGLOBULINAS


O município de Poços de Caldas passa a ser, a partir de agora, polo de estoque estratégico de imunoglobulinas para o atendimento de doenças infecciosas nas cidades que compõem a microrregião.

Com essa designação, Poços será responsável pela organização e liberação das imunoglobulinas também aos finais de semana, garantindo mais agilidade no atendimento às demandas regionais.

As imunoglobulinas são imunobiológicos essenciais, utilizados de forma profilática em situações especiais de exposição a doenças infecciosas, como tétano e hepatite B, entre outras.

O encontro que oficializou a nova função reuniu representantes dos municípios da microrregião e teve como pauta principal o novo fluxo de solicitação, dispensação e acompanhamento do uso de imunoglobulinas, especialmente durante os plantões de fim de semana.

Segundo a equipe técnica da Regional de Saúde, a iniciativa busca garantir mais organização, segurança e eficiência na utilização do medicamento, assegurando que os pacientes que realmente necessitam do tratamento tenham acesso rápido e dentro dos critérios clínicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde de Poços de Caldas participou ativamente da capacitação e ressaltou a importância de o município assumir o papel de polo regional.

“É um avanço importante para a logística de tratamento de doenças infecciosas da microrregião. Centralizar o fluxo em Poços de Caldas proporciona mais agilidade, controle e qualidade no atendimento aos pacientes que dependem das imunoglobulinas”, destacou Gisele Scatola, responsável técnica pelo setor de Imunização do município.

“Esse encontro serviu para alinhar o fluxo de liberação das imunoglobulinas e capacitar os seis municípios da microrregião. É importante enfatizar que Poços de Caldas agora é polo na liberação dessas medicações aos finais de semana”, explicou Laís Fraga Alves de Oliveira, referência técnica em Imunização da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre.

“Essa mudança no fluxo vai facilitar e agilizar ainda mais o acesso dos pacientes que necessitam do tratamento”, complementou Vivian Castro Lemos, técnica do Núcleo de Epidemiologia da Regional de Pouso Alegre.

Sobre as imunoglobulinas
As imunoglobulinas, também conhecidas como anticorpos, são proteínas produzidas pelo sistema imunológico para defender o organismo contra vírus, bactérias e outros agentes causadores de doenças. Elas reconhecem esses agentes estranhos e ajudam o corpo a combatê-los, fortalecendo as defesas naturais.

Em alguns casos, é necessária a administração de imunoglobulina humana, um medicamento derivado do plasma sanguíneo de doadores saudáveis. Esse medicamento é utilizado em diversos tratamentos, como casos graves de infecções ou reações inflamatórias, além de situações especiais em recém-nascidos com condições imunológicas específicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...